Livro Didático: Análise e Compreensão na Abordagem sobre Compostos Inorgânicos

Autores

  • João Gomes de Oliveira Neto Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), Campus Quixadá
  • Raychimam Douglas Bezerra Santana Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), Campus Quixadá
  • Mônica Rodrigues de Sá Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), Campus Quixadá
  • Leonardo Rodrigues Sobreira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), Campus Quixadá
  • Gleison Lopes da Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), Campus Quixadá
  • Jaqueline de Lima Nascimento Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), Campus Quixadá
  • Silvany Bastos Santiago Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), Campus Quixadá

DOI:

https://doi.org/10.21439/conexoes.v12i3.1265

Palavras-chave:

Educação. Livro didático. Química Inorgânica.

Resumo

O trabalho tem como objetivo analisar a abordagem do conteúdo de Compostos Inorgânicos nos livros didáticos de Química de duas editoras: Ática e AJS, comparando a forma de tratamento da temática nas obras analisadas e propõe uma discussão sobre o livro didático no currículo escolar. Trata-se de uma pesquisa documental onde livros foram observados de acordo com enfoque na didática educacional. Concluiu-se que somente uma parcela dos critérios no momento de escolha do material didático foram abordados na pesquisa. Em ambas as obras estudadas a forma de apresentação do assunto não diverge muito. Evidencia-se que os professores adotam muitas vezes o livro conforme a sua preferência, colocando ao lado o material que é solicitado pela escola. Tal fato se torna um impasse na construção de um desenvolvimento escolar adequado, perante o ensino.

Biografia do Autor

João Gomes de Oliveira Neto, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), Campus Quixadá

Raychimam Douglas Bezerra Santana, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), Campus Quixadá

Mônica Rodrigues de Sá, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), Campus Quixadá

Leonardo Rodrigues Sobreira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), Campus Quixadá

Gleison Lopes da Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), Campus Quixadá

Jaqueline de Lima Nascimento, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), Campus Quixadá

Silvany Bastos Santiago, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), Campus Quixadá

Downloads

Publicado

21-12-2018

Como Citar

Neto, J. G. de O., Santana, R. D. B., de Sá, M. R., Sobreira, L. R., Silva, G. L. da, Nascimento, J. de L., & Santiago, S. B. (2018). Livro Didático: Análise e Compreensão na Abordagem sobre Compostos Inorgânicos. Conexões - Ciência E Tecnologia, 12(3), 101–107. https://doi.org/10.21439/conexoes.v12i3.1265

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.