Resumo
A pandemia do novo coronavírus, ou COVID-19, suscitou inúmeras discussões no Brasil, sobretudo de seus âmbitos políticos, sociais e econômicos. A educação, como parte de um fator social, esteve inerente a esse debate, bem como sua pluralidade de visões, que serviram como importante ferramenta na construção dos diálogos contemporâneos. Nesse viés, este artigo tem como finalidade desvelar os certames do modelo brasileiro de ensino remoto proposto no cenário pandêmico do COVID-19. A análise se deteve em três indagações para formação de sua base investigativa, são elas:como a educação brasileira se comportou diante do contexto remoto de ensino? Quais foram os desafios do uso de tecnologias digitais na educação remota? Essa nova perspectiva poderá contribuir para uma futura inovação do ensino no Brasil?Nesse sentido, realizou-se, entre junho e dezembro de 2020, uma análise bibliográfica qualitativa sistemática, objetivando dissertar observações elaboradas sobre ensino, tecnologias digitais na educação e ensino remoto brasileiro.Através das pesquisas, verificou-se os múltiplos desafios experienciados por docentes e discentes em todo o território brasileiro, incluindo danos ao acompanhamento de atividades, escassez de recursos financeiros e insuficiência de conhecimentos para o manuseio digital. Ainda assim, os estudos revelaram que o uso de tecnologias digitais na educação pode ser um fator aliado para a futura inovação do ensino no Brasil.
Palavras-chave
Brasil. COVID-19. Ensino. Pandemia. Remoto.