PERSPECTIVAS E DESAFIOS DO ENSINO BRASILEIRO: UMA REVISÃO DA EDUCAÇÃO REMOTA NA PANDEMIA DO COVID-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21439/conexoes.v16i0.2140

Palavras-chave:

Brasil. COVID-19. Ensino. Pandemia. Remoto.

Resumo

A pandemia do novo coronavírus, ou COVID-19, suscitou inúmeras discussões no Brasil, sobretudo de seus âmbitos políticos, sociais e econômicos. A educação, como parte de um fator social, esteve inerente a esse debate, bem como sua pluralidade de visões, que serviram como importante ferramenta na construção dos diálogos contemporâneos. Nesse viés, este artigo tem como finalidade desvelar os certames do modelo brasileiro de ensino remoto proposto no cenário pandêmico do COVID-19. A análise se deteve em três indagações para formação de sua base investigativa, são elas:como a educação brasileira se comportou diante do contexto remoto de ensino? Quais foram os desafios do uso de tecnologias digitais na educação remota? Essa nova perspectiva poderá contribuir para uma futura inovação do ensino no Brasil?Nesse sentido, realizou-se, entre junho e dezembro de 2020, uma análise bibliográfica qualitativa sistemática, objetivando dissertar observações elaboradas sobre ensino, tecnologias digitais na educação e ensino remoto brasileiro.Através das pesquisas, verificou-se os múltiplos desafios experienciados por docentes e discentes em todo o território brasileiro, incluindo danos ao acompanhamento de atividades, escassez de recursos financeiros e insuficiência de conhecimentos para o manuseio digital. Ainda assim, os estudos revelaram que o uso de tecnologias digitais na educação pode ser um fator aliado para a futura inovação do ensino no Brasil.

Biografia do Autor

JOÃO GUILHERME NUNES PEREIRA, IFCE

Licenciando em Química pelo Instituto Federal do Ceará (IFCE). Participa do Grupo de Pesquisa e Estudos Transdisciplinares e Inclusivos na Formação de Professores vinculado à Reitoria do Instituto Federal do Ceará (IFCE/CNPq). É monitor acadêmico na disciplina de Currículos e Programas, seleção n° 03/2020 (IFCE/Maracanaú). Foi bolsista no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica da Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação do IFCE (2019/2020) nas áreas de currículo e educação profissional. Atualmente pesquisa as temáticas: ensino de química, transdisciplinaridade, currículo escolar e avaliação educacional.

Silvany Bastos Santiago, IFCE

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Ceará; Professora adjunta do Instituto Federal de Educação do Ceará; Docente do Programa de Pós- Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (UFC); Líder do Grupo de Pesquisa e Estudos Transdisciplinares e Inclusivos na Formação de Professores (IFCE). Temáticas de pesquisa: Avaliação Educacional e Institucional, Teorias da Educação, Formação Docente, Currículo, Didática.

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Publicado

11-03-2022

Como Citar

PEREIRA, J. G. N., & Santiago, S. B. (2022). PERSPECTIVAS E DESAFIOS DO ENSINO BRASILEIRO: UMA REVISÃO DA EDUCAÇÃO REMOTA NA PANDEMIA DO COVID-19. Conexões - Ciência E Tecnologia, 16, e022004. https://doi.org/10.21439/conexoes.v16i0.2140

Edição

Seção

Seção da área multidisciplinar

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