Trilha das Funções Orgânicas: Um Jogo Didático para o Ensino de Química

Autores

  • Eciângela Ernesto Borges universidade Federal do Ceará - UFC
  • Maria Mozarina Beserra Almeida Universidade Federal do Ceará - UFC
  • Isaías Batista de Lima Universidade Estadual do Ceará - UECE
  • Paulo Henrique Machado de Sousa Universidade Federal do Ceará - UFC

DOI:

https://doi.org/10.21439/conexoes.v10i4.1026

Resumo

O Ensino de Química aplicado nas escolas é identificado como tradicional, abstrato e descontextualizado, desestimulando, assim, o interesse de muitos estudantes pela disciplina de Química. O presente trabalho teve como objetivo elaborar, aplicar e analisar a contribuição do jogo didático “Trilha das Funções Orgânicas” como uma ferramenta pedagógica para auxiliar no estudo das funções orgânicas de forma lúdica e interativa. Este trabalho foi realizado através de uma pesquisa de natureza descritiva, de cunho qualiquantitativo, de campo e desenvolvida com 21 alunos de uma turma de 3o ano do ensino médio na E.E.F.M. Professor Paulo Freire, localizada em Fortaleza-CE. Um dos instrumentos utilizados para avaliar o uso do jogo foi um questionário aplicado após a utilização desse jogo em sala de aula. Os resultados obtidos através das observações e do questionário aplicado indicaram que o jogo atuou como um instrumento facilitador e eficiente na compreensão do referido conteúdo. Constatou-se ainda que, o uso do jogo didático “Trilha das Funções Orgânicas” proporcionou a participação e a interação entre os alunos, podendo potencializar a promoção de uma aprendizagem prazerosa e eficaz. Entretanto, o educador deve ter a capacidade de conhecer e identificar as vantagens e desvantagens na proposta da aplicação de jogos na sua prática de ensino, adaptando-os aos conteúdos a serem abordados e à realidade da escola.

 

Biografia do Autor

Eciângela Ernesto Borges, universidade Federal do Ceará - UFC

Licenciada em Química, Especialista em Ensino de Química pela UFC, Mestranda em Ensino de Ciências de Ciências e Matemática da UFC (ENCIMA), Professora efetiva de Química da E.E.F.M. Professor Paulo Freire

Maria Mozarina Beserra Almeida, Universidade Federal do Ceará - UFC

Professora Associada da Universidade Federal do Ceará (UFC) do Departamento de Química Analítica e Físico-Química e trabalho  na área de Encino de Química, fazendo parte do Curso de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (ENCIMA) da UFC. Tenho orientado vários alunos nessa área.

Tenho cerca de 25 anos de experiência na área de ensino.

Isaías Batista de Lima, Universidade Estadual do Ceará - UECE

Graduado e bacharel em Filosofia (UECE). Mestre e doutor em educação brasileira (UFC). Professor Adjunto da Universidade Estadual do Ceará. Professor do Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal do Ceará. Líder do Grupo de Pesquisa FIMEPE/CNPq.

Paulo Henrique Machado de Sousa, Universidade Federal do Ceará - UFC

Graduado em Química, professor e orientador do curso de Programa de Pós-graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos da Universidade Federal do Ceará e do Mestrado em Nutrição e Saúde da Universidade Estadual do Ceará. Concluiu o doutorado em Ciência e Tecnologia de Alimentos pela Universidade Federal de Viçosa. Atua nas áreas de processamento de produtos de Origem Vegetal e Gastronomia, com ênfase na utilização da análise sensorial como ferramenta para o desenvolvimento e acompanhamento de produtos.

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Publicado

06-01-2017

Como Citar

Borges, E. E., Almeida, M. M. B., de Lima, I. B., & de Sousa, P. H. M. (2017). Trilha das Funções Orgânicas: Um Jogo Didático para o Ensino de Química. Conexões - Ciência E Tecnologia, 10(4), 133–140. https://doi.org/10.21439/conexoes.v10i4.1026