MAPAS CONCEITUAIS COMO FERRAMENTA FACILITADORA DA APRENDIZAGEM DO ENSINO DE QUÍMICA ORGÂNICA

Autores

  • Suiane Costa Alves Universidade Federal do Ceará, Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática
  • Esilene Reis Universidade Federal do Ceará, Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática
  • Dafne Alexandre Cavalcante Universidade Federal do Ceará, Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática
  • Maria Goretti Vasconcelos Silva Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-Graduação em Química

DOI:

https://doi.org/10.21439/conexoes.v9i4.963

Resumo

O presente trabalho relata a investigação realizada em uma turma do Ensino Médio de uma escola pública na cidade de Maracanaú – CE. Foram utilizados mapas conceituais (MCs) como ferramenta facilitadora da aprendizagem do ensino de Química. Este estudo foi norteado pela teoria da aprendizagem significativa desenvolvida por David Ausubel, produzindo resultados satisfatórios com o uso dos MCs como ferramenta na construção da aprendizagem do conteúdo abordado. Este estudo confirma que a relação entre conceitos apresentados através de MCs pode ser assimilada pelos estudantes, promovendo a aprendizagem significativa.

Biografia do Autor

Maria Goretti Vasconcelos Silva, Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-Graduação em Química

Possui graduação em Bacharelado em Química e Licenciatura Em Química pela Universidade Federal do Ceará, mestrado em Química Orgânica e doutorado em Química Orgânica pela Universidade Federal do Ceará e pós-doutorado no Instituto de Física e Química de São Carlos, no Grupo de Pesquisas em Química Medicinal (NEQUIMED). Atualmente é Professor Titular da Universidade Federal do Ceará (UFC). Atua na área de Química de Produtos Naturais principalmente nos seguintes temas: ensaios in silico de potenciais agentes antiparasitários, óleos essenciais, substâncias bioativas de plantas do nordeste, notadamente dos Gêneros Senna e Plectranthus. Atualmente desenvolve Projeto de Pesquisa no Instituto do Medicamento, Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa como bolsista CAPES de Pós-Doutoramento na área de Química Medicinal. Orienta alunos dos Programas de Química da UFC e Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática da UFC na área de Novas Tecnologias  aplicadas ao Ensino de Química.

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Publicado

03-05-2016

Como Citar

Alves, S. C., Reis, E., Cavalcante, D. A., & Silva, M. G. V. (2016). MAPAS CONCEITUAIS COMO FERRAMENTA FACILITADORA DA APRENDIZAGEM DO ENSINO DE QUÍMICA ORGÂNICA. Conexões - Ciência E Tecnologia, 9(4), 98–104. https://doi.org/10.21439/conexoes.v9i4.963

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