ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL E A EVASÃO ESCOLAR NO IFSP: ELEMENTOS PARA REFLEXÃO

Autores

  • Michelli Aparecida Daros Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.21439/conexoes.v10i1.792

Resumo

Este trabalho tem por objetivo apresentar os resultados encontrados na pesquisa de mestrado que teve por tema o estudo da evasão escolar e a atuação do Serviço Social no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), realizada no período de 2008-2013. Nessa pesquisa, a partir de dados documentais e empíricos, foram identificados os motivos de evasão escolar de seis campi do IFSP. No presente artigo, apresentamos os motivos de evasão escolar, a interpretação sobre os dados encontrados e a análise das possibilidades de enfrentamento da evasão escolar pelas ações de Assistência Estudantil existentes no IFSP. No segundo momento, propomos alguns elementos para a reconfiguração das ações de Assistência Estudantil, a fim de construir a "Assistência Estudantil Ampliada".

Biografia do Autor

Michelli Aparecida Daros, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo

Coordenadora de Assistência Estudantil no IFSP.

Mestra em Serviço Social pela PUC-SP.

Graduada em Serviço Social pela Universidade Estadual de Londrina (UEL-PR).

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Publicado

01-07-2015

Como Citar

Daros, M. A. (2015). ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL E A EVASÃO ESCOLAR NO IFSP: ELEMENTOS PARA REFLEXÃO. Conexões - Ciência E Tecnologia, 10(1), 32–43. https://doi.org/10.21439/conexoes.v10i1.792