Ensino Superior e Assistência Estudantil no IFCE – Campus Maracanaú: Do Acesso ao Direito à Educação

Autores

  • Francisca Rejane Bezerra Andrade Universidade Estadual do Ceará (UECE)
  • Kelviane Pontes Vieira Universidade Estadual do Ceará (UECE)

DOI:

https://doi.org/10.21439/conexoes.v11i6.929

Resumo

O presente artigo analisa como a assistência estudantil se operacionaliza no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará - Campus Maracanaú, enfatizando seus impactos na vida dos discentes e as percepções destes sobre essa política. A pesquisa envolve uma análise sobre a assistência estudantil a partir de uma pesquisa empírica nos cursos de Licenciatura em Química e Ciências da Computação do Campus Maracanaú. Os sujeitos da pesquisa foram cinco jovens que estão finalizando seus cursos e um jovem que concluiu o curso em 2014. Nesse percurso foi utilizado o questionário como instrumento de coleta de informações junto aos discentes. Os resultados levam à conclusão de que a política de assistência estudantil reflete a possibilidade de olhar as juventudes e seu ingresso no ensino superior como um processo que não se limita ao acesso, mas que exige um conjunto de ações que percebam este público como uma categoria que por si é diversificada, e ao longo deste caminho enfrenta diversos desafios que podem incidir diretamente em seu processo educacional. A assistência estudantil se operacionaliza com o intuito de minimizar os impactos resultantes das diversas manifestações da questão social na vida dos discentes, depreendendo-se que sua atuação junto a estes sujeitos acarreta uma série de efeitos como: o incentivo ao desenvolvimento acadêmico, a oportunidade de aproximação com a prática profissional, relativa independência financeira, entre outros.

Biografia do Autor

Francisca Rejane Bezerra Andrade, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Graduada em Serviço Social pela Universidade Estadual do Ceará (1992), especialista em Ciência Política pela Universidade Federal do Ceará (1994), mestra em Educação pela Universidade Federal do Ceará (1995) e doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (2000), com estágio sandwich na Universidade de Frankfurt. Pós-doutora em Ciências da Educação pela Universidade de Frankfurt (2004). Atualmente, é professora adjunto da Universidade Estadual do Ceará. Leciona no curso de Serviço Social, no Mestrado Profissional em Planejamento e Políticas Públicas e no Programa de Pós-Graduação em Educação da UECE. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino Profissionalizante, atuando principalmente nos seguintes temas: educação profissional; política e planejamento da educação profissional e tecnológica; educação superior: ensino médio; ensino médio integrado à educação profissional; juventude e trabalho; política e formação docente; formação do trabalhador. Foi bolsista de Inovação Tecnológica da FUNCAP entre 2009 e 2011. Foi parecerista Ad Hoc da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES. Pesquisadora CNPq.

Kelviane Pontes Vieira, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Assistente Social pela Universidade Estadual do Ceará. Ex-Bolsista de Iniciação Científica da FUNCAP. Pesquisadora do GEPPES-UECE.

Downloads

Publicado

29-12-2017

Como Citar

Bezerra Andrade, F. R., & Vieira, K. P. (2017). Ensino Superior e Assistência Estudantil no IFCE – Campus Maracanaú: Do Acesso ao Direito à Educação. Conexões - Ciência E Tecnologia, 11(6), 75–84. https://doi.org/10.21439/conexoes.v11i6.929

Edição

Seção

Artigos