PROGRAMA CAMINHO DA ESCOLA: IMPACTOS DA POLÍTICA EDUCACIONAL NOS ÍNDICES EDUCACIONAIS RURAIS DO ESTADO DO CEARÁ

Valdeir Lira Pessoa e Silva, Francisco Herbert Lima Vasconcelos, Priscila Barros David

Resumo


O artigo descreve a política pública educacional Caminho da Escola quanto à sua estruturação de criação, objetivos e características. O estudo se baseia em uma revisão bibliográfica sistemática na qual as bases de dados utilizadas foram o Google Acadêmico, Periódico Capes e a Scientific Electronic Library Online, além das legislações e documentos oficiais competentes sobre o transporte escolar brasileiro. Para a busca dos termos foi utilizado o operador booleano “or” (ou), escolhendo-se os descritores “Programa Caminho da Escola” ou “ Transporte Escolar”, visando buscar a integralização de como tal política influenciou a eficiência do sistema educacional do estado do Ceará e os índices educacionais estaduais em comparação com o Nordeste do Brasil. A alta adesão ao Programa Caminho da Escola trouxe benefícios aos índices educacionais das escolas rurais do estado do Ceará.

Palavras-chave


Política Pública Educacional; Transporte Escolar Brasileiro; Programa Caminho da Escola.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.21439/conexoes.v15i0.2107

Direitos autorais 2021 Conexões - Ciência e Tecnologia