PROGRAMA CAMINHO DA ESCOLA: IMPACTOS DA POLÍTICA EDUCACIONAL NOS ÍNDICES EDUCACIONAIS RURAIS DO ESTADO DO CEARÁ

Autores

  • Valdeir Lira Pessoa e Silva UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ
  • Francisco Herbert Lima Vasconcelos Universidade Federal do ceará
  • Priscila Barros David Universidade Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.21439/conexoes.v15i0.2107

Palavras-chave:

Política Pública Educacional, Transporte Escolar Brasileiro, Programa Caminho da Escola.

Resumo

O artigo descreve a política pública educacional Caminho da Escola quanto à sua estruturação de criação, objetivos e características. O estudo se baseia em uma revisão bibliográfica sistemática na qual as bases de dados utilizadas foram o Google Acadêmico, Periódico Capes e a Scientific Electronic Library Online, além das legislações e documentos oficiais competentes sobre o transporte escolar brasileiro. Para a busca dos termos foi utilizado o operador booleano “or” (ou), escolhendo-se os descritores “Programa Caminho da Escola” ou “ Transporte Escolar”, visando buscar a integralização de como tal política influenciou a eficiência do sistema educacional do estado do Ceará e os índices educacionais estaduais em comparação com o Nordeste do Brasil. A alta adesão ao Programa Caminho da Escola trouxe benefícios aos índices educacionais das escolas rurais do estado do Ceará.

Biografia do Autor

Valdeir Lira Pessoa e Silva, UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ

Professor do Curso de petróleo e gás pelo estado do Ceará (2015). Bacharel em Química do petróleo pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2015) e Químico linceciado pela Universidade Federal do Ceará, Especialista pela Faculdade Estácio de sá com grande experiência em pesquisas sobre o desenvolvimento de emulsões asfálticas. Mestrando pelo Programa de Tecnologia Educacional da Universidade Federal do Ceará

Francisco Herbert Lima Vasconcelos, Universidade Federal do ceará

servidor público federal no cargo de professor efetivo Adjunto III da Universidade Federal do Ceará (UFC) e possui Graduação na área de Licenciatura em Física pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Realizou seu Mestrado com pesquisas na área de tecnologia aplicada a educação e metodologia de ensino com objetos de aprendizagem no ensino de Ciências da Natureza e Física em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e possui Doutorado na área de pesquisa em Avaliação da Efetividade e do Desempenho da Aprendizagem com Análise Multidimensional e Multilinear, em Engenharia de Teleinformática, também pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Foi professor da Rede Pública Municipal de Fortaleza (SME) e professor da Secretaria de Educação do Governo do Estadual do Ceará (SEDUC). Coordenou o Pacto pelo Fortalecimento do Ensino Médio (PNEM) no Estado do Ceará, além de outros programas de Formação de Professores em Nível de Pós-Graduação em Especialização na área de Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica e Tecnologias Educacionais. Foi consultor do PASEM – Programa de Apoio Educacional do Mercosul realizado pela União Europeia, coordenando diversas missões educacionais internacionais de pesquisa e estudos em países da América Latina, tais como Uruguai, Argentina, Paraguai e Brasil. Foi coordenador adjunto do Comitê Gestor Institucional de Formação Inicial e Continuada de Profissionais da Educação Básica da Universidade Federal do Ceará (COMFOR - UFC) e coordenou diversos programas da Secretaria de Educação Básica (SEB) e da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (SECADI) na área de formação continuada de professores do Ministério da Educação (MEC) e atua como professor pesquisador do Programa Universidade Aberta do Brasil (UAB) em cursos de Licenciatura e formação de professor. É consultor ad hoc do Ministério da Educação (MEC) e da Diretoria de Educação Básica (DEB) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Atualmente também é coordenador adjunto do Comitê de Formação no Estado do Ceará do Pacto pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) da UFC no Estado do Ceará. É professor permanente e orientador dos programas de pós-graduação em nível de Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática e de Mestrado em Ciência da Informática, ambos pela UFC, além de docente do Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática do IFCE – Campus Fortaleza, desenvolvendo trabalhos de pesquisa nas áreas de metodologia de ensino, avaliação educacional, tecnologia na educação, informática aplicada ao ensino de ciências e matemática e na formação de professores. Tem diversos trabalhos publicados em eventos, congressos, periódicos e revistas científicas especializadas em nível nacional e internacional, além de ter publicado e organizado mais de trinta livros na área da educação. Exerceu também o cargo de Diretor Geral do Centro de Educação a Distância do Governo do Estado do Ceará (CED), órgão vinculado à Secretaria Estadual de Educação (SEDUC), no município de Sobral.

Priscila Barros David, Universidade Federal do Ceará

Pós-doutora em Educação pela University of California, Santa Barbara (UCSB) com foco em Etnografia Interacional e Análise do Discurso, tendo sido bolsista CAPES-Fulbright no período de 2015-2016. Doutora em Educação pela Universidade Federal do Ceará (2010) e Mestre em Psicologia Cognitiva pela Universidade Federal de Pernambuco (2004). É especialista em Informática Educativa (2001) e Bacharel em Computação pela UFC (2000). Priscila é professora do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da UFC (PPGCI/UFC) e do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia Educacional do Instituto UFC Virtual (PPGTE/UFC). Neste Instituto, atua também no Bacharelado em Sistemas e Mídias Digitais. Coordenou durante oito anos a Formação Inicial de Tutores a Distância (2007-2015), dentro do Setor de Processos Pedagógicos, e segue atuando na Formação de Professores da UFC para o desenvolvimento de Metodologias e Tecnologias Aplicadas à Educação a Distância e Ensino Remoto. Desenvolve pesquisas interdisciplinares que congregam as áreas de Educação, Psicologia, Linguística, Tecnologias e Ciência da Informação, as quais investigam o estabelecimento de interações contingentes em processos educacionais a distância, como também o desenvolvimento de conteúdos digitais para a Educação numa perspectiva dialógica e crítica. Coordenou o Projeto Universal N° 482704/2013-6 do CNPq, intitulado: Desenvolvimento de Ontologias com Base no Sistema de Análise de Interações Contingentes para a Implementação de Avaliações Formativas em Fóruns de Discussão. Atualmente coordena os projetos intitulados: Etnografia interacional como uma lógica de investigação sobre metodologias de ensino e pesquisa para o desenvolvimento de tecnologias digitais inovadoras e Representação da Interação em Fóruns Online para a Investigação de Contextos de Aprendizagem: Um Estudo Etnográfico

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Publicado

09-08-2021

Como Citar

Pessoa e Silva, V. L., Lima Vasconcelos, F. H., & David, P. B. (2021). PROGRAMA CAMINHO DA ESCOLA: IMPACTOS DA POLÍTICA EDUCACIONAL NOS ÍNDICES EDUCACIONAIS RURAIS DO ESTADO DO CEARÁ. Conexões - Ciência E Tecnologia, 15, e021016. https://doi.org/10.21439/conexoes.v15i0.2107

Edição

Seção

Seção da área multidisciplinar

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