OS RESULTADOS DO ENADE 2012, 2015 E 2018 PARA OS CURSOS DE DIREITO SITUADOS NO ESTADO DO CEARÁ

Autores

  • Karyne Machado de Araujo Universidade Federal do Ceará
  • Edgar Marçal de Barros Filho Universidade Federal do Ceará
  • Francisco Herbert Lima Vasconcelos Universidade Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.21439/conexoes.v15i0.2116

Palavras-chave:

ENADE 2012. ENADE 2015. ENADE 2018. Cursos de Direito. IES Cearenses.

Resumo

A partir da década de 1990 houve um crescimento significativo na quantidade de cursos superiores no Brasil, em especial, pela ampliação de ofertas no setor privado. Este acréscimo trouxe a preocupação com a qualidade do ensino ofertada. Foi instituído o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) no ano de 2004. Em 2018, o Brasil totalizava 1.502 cursos de bacharelado em Direito. Em 1995 eram apenas 235 cursos, o que representou um aumento de 539% entre os anos de 1995 e 2018. Dessa feita, o presente estudo exploratório, documental e qualitativo tem como objetivo apresentar os resultados da Avaliação de Desempenho dos Estudantes (ENADE) dos anos de 2012, 2015 e 2018 para os cursos de Direito do estado do Ceará, assim como, o estudo comparado quanto aos resultados da região Nordeste e ao consolidado nacional.

Biografia do Autor

Karyne Machado de Araujo, Universidade Federal do Ceará

Possui graduação em Bacharelado em Computacão - UFC (1997), Especialização em Gestão Empreendedora pela Universidade de Fortaleza - UNIFOR (2003). É advogada e Bacharel em Direito pelo Centro Universitário Unichristus (2020). Mestranda em Tecnologias Educacionais pelo Instituto UFC Virtual da Universidade Federal do Ceará. Atualmente desenvolve projeto de pesquisa na empresa SoftBuilder Informatica Ltda nas áreas de mobilidade, mobilidade e sáude, mobilidade e direito. Tem experiência na área de Gerenciamento e Coordenação de Projetos, com ênfase em Computação Móvel e Realidade Virtual.

Edgar Marçal de Barros Filho, Universidade Federal do Ceará

Atualmente é o Diretor Geral da Secretaria de Tecnologia da Informação da Universidade Federal do Ceará (UFC) e Coordenador do Mestrado em Tecnologia Educacional da UFC. Professor da Universidade Federal do Ceará desde 2009, possui Graduação (1997), Mestrado (2005) e Doutorado (2016) em Ciência da Computação pela UFC. Tem experiência técnica e científica na área de Ciência da Computação, com ênfase em Engenharia de Software, atuando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento de aplicativos, mobile learning, sistemas multimídia, computação móvel e dispositivos móveis.

Francisco Herbert Lima Vasconcelos, Universidade Federal do Ceará

É servidor público federal no cargo de professor efetivo Adjunto III da Universidade Federal do Ceará (UFC) e possui Graduação na área de Licenciatura em Física pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Realizou seu Mestrado com pesquisas na área de tecnologia aplicada a educação e metodologia de ensino com objetos de aprendizagem no ensino de Ciências da Natureza e Física em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e possui Doutorado na área de pesquisa em Avaliação da Efetividade e do Desempenho da Aprendizagem com Análise Multidimensional e Multilinear, em Engenharia de Teleinformática, também pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Foi professor da Rede Pública Municipal de Fortaleza (SME) e professor da Secretaria de Educação do Governo do Estadual do Ceará (SEDUC). Coordenou o Pacto pelo Fortalecimento do Ensino Médio (PNEM) no Estado do Ceará, além de outros programas de Formação de Professores em Nível de Pós-Graduação em Especialização na área de Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica e Tecnologias Educacionais. Foi consultor do PASEM ? Programa de Apoio Educacional do Mercosul realizado pela União Europeia, coordenando diversas missões educacionais internacionais de pesquisa e estudos em países da América Latina, tais como Uruguai, Argentina, Paraguai e Brasil. Foi coordenador adjunto do Comitê Gestor Institucional de Formação Inicial e Continuada de Profissionais da Educação Básica da Universidade Federal do Ceará (COMFOR - UFC) e coordenou diversos programas da Secretaria de Educação Básica (SEB) e da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (SECADI) na área de formação continuada de professores do Ministério da Educação (MEC) e atua como professor pesquisador do Programa Universidade Aberta do Brasil (UAB) em cursos de Licenciatura e formação de professor. É consultor ad hoc do Ministério da Educação (MEC) e da Diretoria de Educação Básica (DEB) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Atualmente é Secretário da Educação do Município de Sobral-Ce, e professor permanente e orientador dos programas de pós-graduação em nível de Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática e de Mestrado em Ciência da Informática, ambos pela UFC, além de docente do Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática do IFCE ? Campus Fortaleza, desenvolvendo trabalhos de pesquisa nas áreas de metodologia de ensino, avaliação educacional, tecnologia na educação, informática aplicada ao ensino de ciências e matemática e na formação de professores. Tem diversos trabalhos publicados em eventos, congressos, periódicos e revistas científicas especializadas em nível nacional e internacional, além de ter publicado e organizado mais de trinta livros na área da educação. Exerceu também o cargo de Diretor Geral do Centro de Educação a Distância do Governo do Estado do Ceará (CED), órgão vinculado à Secretaria Estadual de Educação (SEDUC), no município de Sobral.

Downloads

Publicado

03-09-2021

Como Citar

Machado de Araujo, K., Marçal de Barros Filho, E., & Lima Vasconcelos, F. H. (2021). OS RESULTADOS DO ENADE 2012, 2015 E 2018 PARA OS CURSOS DE DIREITO SITUADOS NO ESTADO DO CEARÁ. Conexões - Ciência E Tecnologia, 15, e021027. https://doi.org/10.21439/conexoes.v15i0.2116

Edição

Seção

Seção de Ciências Humanas

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.