ACESSIBILIDADE, TECNOLOGIAS DIGITAIS E INCLUSÃO ESCOLAR DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA

Autores

  • Maria Aurinolia Barreto Silva Universidade Federal do Ceará image/svg+xml
  • Priscila Barros David Universidade Federal do Ceará
  • Francisco Herbert Lima Vasconcelos Universidade Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.21439/conexoes.v16i0.2261

Palavras-chave:

Educação inclusiva, Tecnologias digitais, Acessibilidade tecnológica.

Resumo

Este estudo tem como objetivo principal investigar o uso de tecnologias digitais no processo de inclusão escolar de alunos com deficiência, entendendo-as como recursos pedagógicos de acessibilidade. Para tal, foi desenvolvida uma revisão sistemática de literatura de artigos nacionais publicados entre 2011 a 2020 nas bases da Scielo e do Portal de Periódicos da CAPES. Os resultados indicam uma baixa produção relacionada à essa temática, revelando uma preocupação em relação à inclusão de pessoas com deficiência, tendo em vista que o acesso à escola comum nem sempre está acompanhado pela dimensão da permanência. Ao mesmo tempo, verificou-se as potencialidades das tecnologias digitais para a inclusão desse público, de modo a desenvolver habilidades tecnológicas e novas formas de aprendizagem.

Biografia do Autor

Maria Aurinolia Barreto Silva, Universidade Federal do Ceará

Licenciada em Pedagogia (UVA) e em Letras-Libras (UFPB). Mestranda em Tecnologias Educacionais (UFC) e professora efetiva da Secretaria Municipal de Educação de Iguatu/CE

Priscila Barros David, Universidade Federal do Ceará

Bacharela em Computação (UFC), Mestra em Psicologia Cognitiva (UFPE) e Doutora em Educação (UFC). Pós-doutorado em Educação pela University of California, Santa Barbara (UCSB). Professora da Universidade Federal do Ceará, do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da UFC (PPGCI/UFC) e do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia Educacional do Instituto UFC Virtual (PPGTE/UFC).

Francisco Herbert Lima Vasconcelos, Universidade Federal do Ceará

Licenciado em Física (UFC), Mestre em Ciências da Computação (UFC) e Doutor em Engenharia Teleinformática (UFC). Professor adjunto da Universidade Federal do Ceará e Secretário de Educação de Sobral/CE. Professor dos programas de pós-graduação em nível de Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática e de Mestrado em Ciência da Informática, ambos pela UFC, além de docente do Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática do IFCE - Campus Fortaleza

Downloads

Publicado

12-09-2022

Como Citar

Barreto Silva, M. A., Barros David, P., & Lima Vasconcelos, F. H. (2022). ACESSIBILIDADE, TECNOLOGIAS DIGITAIS E INCLUSÃO ESCOLAR DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA. Conexões - Ciência E Tecnologia, 16, e022021. https://doi.org/10.21439/conexoes.v16i0.2261

Edição

Seção

Seção de Ciências Humanas

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.