REFLEXÕES ACERCA DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS E A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

Autores

  • Peterson Fernando Kepps da Silva Universidade Federal do Rio Grande - FURG
  • Lavínia Schwantes Universidade Federal do Rio Grande - FURG

DOI:

https://doi.org/10.21439/conexoes.v14i4.1529

Resumo

As tecnologias digitais permitem que conteúdos sejam vistos e abordados por meio de hipertextos, páginas web, animações e jogos educativos. Pensamos que estas tecnologias podem ser utilizadas na educação a fim de potencializar o trabalho docente e possibilitar a construção de atividades e práticas pedagógicas que promovam uma maior interação entre os estudantes, professor e o contexto social e tecnológico do qual fazem parte. Neste contexto, este trabalho objetiva discutir sobre as tecnologias digitais na formação de futuros professores de um curso de Ciências Biológicas Licenciatura (CBL). Para a produção de dados, desenvolvemos três perguntas sobre tecnologias digitais a serem aplicadas, por meio do aplicativo móvel Whatsapp, aos estudantes do curso de CBL de uma universidade federal localizada no sul do Rio Grande do Sul. Buscamos com estes questionamentos perceber o que os alunos entendem sobre tecnologias digitais; se tiveram contato no período de graduação com assuntos concernentes às tecnologias; assim como as articulações que fazem entre a mesma e a educação. A análise foi feita por agrupamento das respostas semelhantes. Percebemos que a grande maioria dos investigados considera computador, celulares, vídeos, documentários, jogos, filmes e músicas como tecnologias digitais; estabelecem relação entre estas tecnologias e a escola; bem como não tiveram nenhum estudo sobre as tecnologias digitais durante o período de graduação.

Biografia do Autor

Peterson Fernando Kepps da Silva, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Graduado em Ciências Biológicas Licenciatura pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG); Especialização em Educação com Ênfase nos Ensinos Fundamental II e Médio pela Universidade Norte do Paraná (UNOPAR); Mestrado pelo Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde (PPGEC-FURG). Atuou como professor voluntário de Biologia no Núcleo Educacional Popular Quinta Superação (Pré-Universitário) - projeto de extensão vinculado à FURG. Atualmente é doutorando pelo PPGEC-FURG; integra o Grupo de Pesquisa em Educação em Ciência (PEmCie); coordena e atua como professor voluntário de Biologia em um projeto de extensão da FURG que visa a inserção de apenados da Penitenciaria Estadual do Rio Grande no Ensino Superior. Também atua como professor de Ciências na rede municipal de Pelotas - RS.

Lavínia Schwantes, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

possui graduação em Licenciatura e Bacharelado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Doutorado em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande. Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) no curso de Licenciatura em Ciências Biológicas e coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências (PPGEC/FURG). Tem experiência e interesse na área de Educação em Ciências, atuando principalmente nos seguintes temas: educação em ciência, formação de professores e ensino de Biologia. É líder do Grupo de Pesquisa em Educação em ciência (PEmCie), desenvolvendo projetos e estudos em educação em ciência. Também é pesquisadora do Grupo de Estudos de Educação, Cultura, Ambiente e Filosofia (GEECAF), lotado no Centro de Educação Ambiental e Ensino de Ciências e Matemática (CEAMECIM) da FURG.

Downloads

Publicado

31-08-2020

Como Citar

Kepps da Silva, P. F., & Schwantes, L. (2020). REFLEXÕES ACERCA DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS E A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS. Conexões - Ciência E Tecnologia, 14(4), 62–71. https://doi.org/10.21439/conexoes.v14i4.1529

Edição

Seção

Artigos