COMPETÊNCIAS DIGITAIS DOCENTES: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA COM ENFOQUE EM TRABALHOS INTERNACIONAIS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21439/conexoes.v17i0.2532

Palavras-chave:

Competências digitais docentes, Formação de professores, Autoavaliação

Resumo

As Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) engendram novas maneiras de se relacionar com os conhecimentos e de reSsignificar o papel dos professores. No âmbito educacional, o desenvolvimento das competências digitais docentes são urgentes diante desse cenário de transformação. Assim, o objetivo deste trabalho foi compreender como as competências digitais docentes são discutidas nos mais diversos países e se há uma conceituação comum relacionada a esse contexto educacional a nível internacional. Como método foi utilizada uma Revisão Sistemática da Literatura (RSL), modelo proposto por Kitchenham e Charters (2007). Nessa perspectiva, foram analisadas 17 publicações correspondentes ao período entre 2016 a 2021, nos seguintes repositórios: Biblioteca Digital do IEEE, Sciense Direct e ERIC - Educational Resources Information Centre. A string de busca utilizada foi digital competence AND teacher AND learning. Os resultados apontam que os conceitos de competências digitais docentes se estruturam na capacidade dos professores em resolver problemas profissionais e metodológicos utilizando as tecnologias digitais. A partir da incorporação de novas práticas e ressignificação do seu papel promovem não somente o seu próprio desenvolvimento profissional, bem como favorecem as competências digitais aos educandos.

Biografia do Autor

Raquel Almeida Ferreira Siqueira, Universidade Federal do Ceará

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia Educacional - Universidade Federal do Ceará. Especialista em Gestão, Supervisão e Coordenação Escolar pela Faculdade da Aldeia de Carapicuíba- São Paulo. Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Ceará (2007). Jornalista. Atuou como Formadora e Assessora na Secretaria de Educação do Estado do Ceará- SEDUC. Membro do Conselho Municipal de Educação do Município de Caucaia. Técnica da Secretaria de Educação na Prefeitura de Caucaia. Supervisora de Comunicação- SME Caucaia. Graduanda do Curso de Direito na Faculdade Terra Nordeste (FATENE).Membro do Núcleo de Ações Estratégicas (NAE-SME/Caucaia). Possui experiência na área de Educação, com ênfase em Educação a Distância, Educação Infantil, Gestão Educacional e Escolar atuando principalmente nas seguintes temáticas: didática, educação infantil, tecnologias na educação e informática na educação.

Francisco Herbert Lima Vasconcelos, Universidade Federal do Ceará

É servidor público federal no cargo de professor efetivo Adjunto III da Universidade Federal do Ceará (UFC) e possui Graduação na área de Licenciatura em Física pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Realizou seu Mestrado com pesquisas na área de tecnologia aplicada a educação e metodologia de ensino com objetos de aprendizagem no ensino de Ciências da Natureza e Física em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e possui Doutorado na área de pesquisa em Avaliação da Efetividade e do Desempenho da Aprendizagem com Análise Multidimensional e Multilinear, em Engenharia de Teleinformática, também pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Foi professor da Rede Pública Municipal de Fortaleza (SME) e professor da Secretaria de Educação do Governo do Estadual do Ceará (SEDUC). Coordenou o Pacto pelo Fortalecimento do Ensino Médio (PNEM) no Estado do Ceará, além de outros programas de Formação de Professores em Nível de Pós-Graduação em Especialização na área de Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica e Tecnologias Educacionais. Foi consultor do PASEM ? Programa de Apoio Educacional do Mercosul realizado pela União Europeia, coordenando diversas missões educacionais internacionais de pesquisa e estudos em países da América Latina, tais como Uruguai, Argentina, Paraguai e Brasil. Foi coordenador adjunto do Comitê Gestor Institucional de Formação Inicial e Continuada de Profissionais da Educação Básica da Universidade Federal do Ceará (COMFOR - UFC) e coordenou diversos programas da Secretaria de Educação Básica (SEB) e da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (SECADI) na área de formação continuada de professores do Ministério da Educação (MEC) e atua como professor pesquisador do Programa Universidade Aberta do Brasil (UAB) em cursos de Licenciatura e formação de professor. É consultor ad hoc do Ministério da Educação (MEC) e da Diretoria de Educação Básica (DEB) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Atualmente é Secretário da Educação do Município de Sobral-Ce, e professor permanente e orientador dos programas de pós-graduação em nível de Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática e de Mestrado em Ciência da Informática, ambos pela UFC, além de docente do Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática do IFCE ? Campus Fortaleza, desenvolvendo trabalhos de pesquisa nas áreas de metodologia de ensino, avaliação educacional, tecnologia na educação, informática aplicada ao ensino de ciências e matemática e na formação de professores. Tem diversos trabalhos publicados em eventos, congressos, periódicos e revistas científicas especializadas em nível nacional e internacional, além de ter publicado e organizado mais de trinta livros na área da educação. Exerceu também o cargo de Diretor Geral do Centro de Educação a Distância do Governo do Estado do Ceará (CED), órgão vinculado à Secretaria Estadual de Educação (SEDUC), no município de Sobral

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Publicado

01-11-2023

Como Citar

Almeida Ferreira Siqueira, R., & Lima Vasconcelos, F. H. (2023). COMPETÊNCIAS DIGITAIS DOCENTES: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA COM ENFOQUE EM TRABALHOS INTERNACIONAIS. Conexões - Ciência E Tecnologia, 17, e022013. https://doi.org/10.21439/conexoes.v17i0.2532

Edição

Seção

Seção da área multidisciplinar

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