ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA: UM OLHAR PARA A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA DA UECE/UAB
DOI:
https://doi.org/10.21439/conexoes.v9i4.938Resumo
O aprimoramento das tecnologias ocorrido nas últimas décadas tem permitido uma grande expansão da formação de professores por meio da educação a distância. Constituindo-se um momento formativo que permite articular e ressignificar os diversos saberes adquiridos durante a graduação, o estágio supervisionado adquire um papel importante no âmbito da formação de professores de matemática. Por conta disso, têm sido observadas investigações na Educação Matemática que se debruçam sobre essa atividade que permeia a formação inicial docente. Diante desse quadro, o presente artigo tem o intuito de discutir sobre a proposta de Estágio Supervisionado do curso de Licenciatura em Matemática, na modalidade a distância, da Universidade Estadual do Ceará. Tendo como sujeitos da pesquisa estudantes do curso de Licenciatura em Matemática do polo de Quixeramobim-CE, os dados foram coletados por meio de questionários. De um modo geral, os licenciandos demonstraram compreender a proposta do estágio supervisionado e sua importância para a formação docente e para a reflexão acerca de elementos que permeiam o trabalho em sala de aula. Contudo, ao listarem as principais dificuldades vivenciadas relativas aos conteúdos matemáticos e seus processos de ensino e aprendizagem, os futuros professores evidenciaram a necessidade de maiores reflexões para aproximação da formação Matemática e em Educação Matemática, essenciais para a docência na educação básica. Ainda há muito que fazer. Os discentes da licenciatura precisam compreender mais sobre o processo que envolve o labor docente. Porém, as reflexões dos futuros professores apresentadas aqui são um indício de que o trabalho já começou.
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