ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA: UM OLHAR PARA A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA DA UECE/UAB

Autores

  • Joelma Nogueira dos Santos Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), Campus de Camocim
  • Paulo Gonçalo Farias Gonçalves Universidade Federal do Cariri (UFCA)

DOI:

https://doi.org/10.21439/conexoes.v9i4.938

Resumo

O aprimoramento das tecnologias ocorrido nas últimas décadas tem permitido uma grande expansão da formação de professores por meio da educação a distância. Constituindo-se um momento formativo que permite articular e ressignificar os diversos saberes adquiridos durante a graduação, o estágio supervisionado adquire um papel importante no âmbito da formação de professores de matemática. Por conta disso, têm sido observadas investigações na Educação Matemática que se debruçam sobre essa atividade que permeia a formação inicial docente. Diante desse quadro, o presente artigo tem o intuito de discutir sobre a proposta de Estágio Supervisionado do curso de Licenciatura em Matemática, na modalidade a distância, da Universidade Estadual do Ceará. Tendo como sujeitos da pesquisa estudantes do curso de Licenciatura em Matemática do polo de Quixeramobim-CE, os dados foram coletados por meio de questionários. De um modo geral, os licenciandos demonstraram compreender a proposta do estágio supervisionado e sua importância para a formação docente e para a reflexão acerca de elementos que permeiam o trabalho em sala de aula. Contudo, ao listarem as principais dificuldades vivenciadas relativas aos conteúdos matemáticos e seus processos de ensino e aprendizagem, os futuros professores evidenciaram a necessidade de maiores reflexões para aproximação da formação Matemática e em Educação Matemática, essenciais para a docência na educação básica. Ainda há muito que fazer. Os discentes da licenciatura precisam compreender mais sobre o processo que envolve o labor docente. Porém, as reflexões dos futuros professores apresentadas aqui são um indício de que o trabalho já começou.

Biografia do Autor

Joelma Nogueira dos Santos, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), Campus de Camocim

Atualmente é professora de Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE, Campus Camocim. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. Concluiu o mestrado profissional em Ensino de Ciências e Matemática (ENCIMA) pela Universidade Federal do Ceará (UFC). É Especialista em Ensino de Matemática pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) cuja formação está direcionada para o Ensino e a Aprendizagem da Matemática. É Especialista em Gestão e Avaliação da Educação Pública pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) a qual está voltada para a Gestão do Currículo.

Paulo Gonçalo Farias Gonçalves, Universidade Federal do Cariri (UFCA)

É Licenciado em Matemática pela Universidade Estadual do Ceará (2011) e Mestre em Ensino de Ciências Naturais e Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2013). É Professor Assistente A da Universidade Federal do Cariri (UFCA), campus Brejo Santo e Coordenador do curso de Licenciatura Interdisciplinar em Ciências Naturais e Matemática dessa mesma instituição. Vice-líder do Grupo de Pesquisa em Educação, Ciências e Mídias Digitais (Grupo EDUCMÍDIA). Tem experiência como professor e pesquisador atuante nas seguintes linhas de pesquisa: Métodos e Técnicas de Ensino; Educação Matemática; Etnomatemática.

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Publicado

03-05-2016

Como Citar

Santos, J. N. dos, & Gonçalves, P. G. F. (2016). ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA: UM OLHAR PARA A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA DA UECE/UAB. Conexões - Ciência E Tecnologia, 9(4), 83–90. https://doi.org/10.21439/conexoes.v9i4.938