Validação da narrativa interativa gamificada (NIG) jornada da Mel para a aprendizagem de matemática financeira.
DOI:
https://doi.org/10.21439/conexoes.v18i0.3259Palavras-chave:
narrativas interativas, jogos digitais, aprendizagem, matemática financeiraResumo
Ao longo das últimas décadas, as tecnologias digitais vêm ganhando destaque no contexto educacional. O presente artigo discute o conceito de Narrativas Interativas Gamificadas (NIGs) para denominar materiais em formato digital que utilizam elementos de jogos (e.g., narrativas e mecânicas) como meio de contextualizar situações-problemas. O estudo relata o desenvolvimento de uma NIG, chamada Jornada da Mel, tendo como objetos de conhecimento as habilidades e competências de matemática financeira. O objetivo principal é validar uma versão de testes da NIG com 6 estudantes de licenciatura em matemática. Os dados foram coletados a partir de um instrumento de Avaliação Técnica - Usabilidade, composto por dez questões objetivas baseada no System Usability Scale - SUS e três questões subjetivas abordando os pontos positivos, pontos negativos e sugestões de melhorias. Nas questões objetivas, a NIG obteve média de 76,25, sendo considerado um bom resultado pelas medidas de referência do instrumento. Em relação às questões subjetivas, os participantes indicaram como pontos positivos: a linguagem clara e de fácil entendimento, a narrativa da personagem principal, os conhecimentos complementares e a abordagem contextualizada de matemática financeira por meio de situações-problemas. Além disso, apontaram como sugestões para melhorias: a elaboração de um tutorial, uma interface que seja mais intuitiva quando o jogador se aproximar dos conhecimentos complementares e a implementação de um sistema de recompensas. Os dados obtidos permitiram perceber a boa aceitação da NIG pelos licenciandos e, ao mesmo tempo, apontar direcionamentos para o desenvolvimento da versão final.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Conexões - Ciência e Tecnologia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os autores que publicam na Revista Conexões: Ciência e Tecnologia concordam com os seguintes termos: Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob uma licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY -NC-SA 4.0) . Nossos artigos estão disponíveis gratuitamente e gratuitamente, com privilégios para atividades educacionais, pesqueiras e não comerciais.