Validação da narrativa interativa gamificada (NIG) jornada da Mel para a aprendizagem de matemática financeira.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21439/conexoes.v18i0.3259

Palavras-chave:

narrativas interativas, jogos digitais, aprendizagem, matemática financeira

Resumo

Ao longo das últimas décadas, as tecnologias digitais vêm ganhando destaque no contexto educacional. O presente artigo discute o conceito de Narrativas Interativas Gamificadas (NIGs) para denominar materiais em formato digital que utilizam elementos de jogos (e.g., narrativas e mecânicas) como meio de contextualizar situações-problemas. O estudo relata o desenvolvimento de uma NIG, chamada Jornada da Mel, tendo como objetos de conhecimento as habilidades e competências de matemática financeira. O objetivo principal é validar uma versão de testes da NIG com 6 estudantes de licenciatura em matemática. Os dados foram coletados a partir de um instrumento de Avaliação Técnica - Usabilidade, composto por dez questões objetivas baseada no System Usability Scale - SUS e três questões subjetivas abordando os pontos positivos, pontos negativos e sugestões de melhorias. Nas questões objetivas, a NIG obteve média de 76,25, sendo considerado um bom resultado pelas medidas de referência do instrumento. Em relação às questões subjetivas, os participantes indicaram como pontos positivos: a linguagem clara e de fácil entendimento, a narrativa da personagem principal, os conhecimentos complementares e a abordagem contextualizada de matemática financeira por meio de situações-problemas. Além disso, apontaram como sugestões para melhorias: a elaboração de um tutorial, uma interface que seja mais intuitiva quando o jogador se aproximar dos conhecimentos complementares e a implementação de um sistema de recompensas. Os dados obtidos permitiram perceber a boa aceitação da NIG pelos licenciandos e, ao mesmo tempo, apontar direcionamentos para o desenvolvimento da versão final.

Biografia do Autor

Juliana Evaristo Costa, Universidade Federal do Ceará

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia Educacional (PPGTE/ UFC).

Francisco Bruno Nascimento da Rocha, Universidade Federal do Ceará

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia Educacional (PPGTE/ UFC).

José Aires de Castro Filho, Universidade Federal do Ceará

Estágio Pós-doutoral (em andamento) pela Universidade Federal de Pernambuco. Ph.D em Mathematics Education pela University Of Texas At Austin (2000). Mestrado em Psicologia (Psicologia Cognitiva) pela Universidade Federal de Pernambuco (1992). Graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Ceará (1988)Professor Titular da Universidade Federal do Ceará, atuando no Bacharelado em Sistemas e Mídias Digitais e no Programa de Pós-Graduação em Tecnologia Educacional (Mestrado Profissional) do Instituto Universidade Virtual e no Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira (Mestrado e Doutorado) da Faculdade de Educação no eixo de Tecnologias Digitais na Educação. Líder do Grupo de Pesquisa e Produção em Ambientes Interativos e Objetos de Aprendizagem (PROATIVA) desde 2004. Atua principalmente nos seguintes temas: Informática Educativa, Educação Matemática, Formação de Professores, Equidade na Educação e Psicologia Cognitiva.

José Gilvan Rodrigues Maia, UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ

Professor da Universidade Federal do Ceará (UFC) desde 2010, atuando no curso de Bacharelado em Sistemas e Mídias Digitais no setor de estudos de Programação para Jogos. É doutor (2010), mestre (2005) e bacharel (2003) em Ciência da Computação, recebendo os três títulos do departamento de computação da UFC. Suas principais áreas de interesse são Visão Computacional, Computação Gráfica, Inteligência Artificial e Jogos Digitais, atuando principalmente nos seguintes temas: detecção, rastreamento e reconhecimento de objetos em imagens digitais, Processamento Digital de Imagens, Machine Learning, Processamento de Linguagem Natural, Segurança da Informação, Sistemas Embarcados, Realidade Virtual, Game Engines e Detecção de Colisões.

Gabriel Marques do Nascimento, UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ

Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Design de Jogos, Roterização e Animação

Downloads

Publicado

22-03-2024

Como Citar

Costa, J. E., Rocha, F. B. N. da, Filho, J. A. de C., Maia, J. G. R., & Nascimento, G. M. do. (2024). Validação da narrativa interativa gamificada (NIG) jornada da Mel para a aprendizagem de matemática financeira. Conexões - Ciência E Tecnologia, 18, e022007. https://doi.org/10.21439/conexoes.v18i0.3259

Edição

Seção

Seção de Ciências Humanas

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.