Um Estudo sobre a Inserção da História da Matemática na Sala de Aula a Partir de Fontes Históricas: O Problema 56 do Papiro de Rhind
DOI:
https://doi.org/10.21439/conexoes.v10i4.1154Resumo
Devido à necessidade de novas técnicas para o Ensino de Matemática, tem-se a História da Matemática como meio para tornar a aula um ambiente com maior aprendizado dos alunos, que pode ser inserida em sala de aula a partir do uso de fontes históricas. Neste estudo, objetivamos investigar o uso da fonte histórica, especificamente o problema 56 do Papiro de Rhind, na formação inicial do professor de Matemática como forma metodológica de conduzir o Ensino de Matemática na Educação Básica a partir da comparação de duas aplicações do problema na disciplina de História da Matemática. Esta é uma pesquisa de campo, em que utilizamos uma abordagem bibliográfica, um estudo documental e o exploratório-descritivo. Desta forma, pode-se identificar uma grande dificuldade dos alunos em tratar com a fonte histórica e explicar os cálculos sem as fórmulas previamente provadas que utilizamos atualmente. Assim, incentivamos que as fontes históricas sejam utilizadas para aprimorar o estudo de conteúdos, para que os professores possam se sentir preparados para utilizá-la em suas aulas, podendo ampliar o aprendizado dos alunos.Downloads
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