Ampliando Conhecimentos Matemáticos com Uso de Tecnologias Digitais e da Modelagem Matemática

Autores

  • Rosana Maria Luvezute Kripka Universidade de Passo Fundo - UPF
  • Vanessa Panhossat da Silva Universidade de Passo Fundo - UPF
  • Lori Viali Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS - e Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS.
  • Regis Alexandre Lahm Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul -PUCRS

DOI:

https://doi.org/10.21439/conexoes.v10i4.1053

Resumo

Apresenta-se o processo de investigação e de ampliação de conhecimentos desenvolvido em um trabalho de conclusão de curso de licenciatura em Matemática de uma Universidade, localizada na região Sul do Brasil. Trata-se de uma pesquisa experimental, na qual se fez uso de Tecnologias Digitais e da Modelagem Matemática para modelar e otimizar um Problema de Corte de chapas de vidro de modo a propiciar a aprendizagem matemática. Para a resolução do problema modelado, foi utilizado o programa de otimização LINDO. Os resultados permitem refletir que o uso de recursos das Tecnologias Digitais aliado à abordagem pela Modelagem Matemática potencializa a aprendizagem, pois ressignifica diversos conceitos matemáticos, aproximando, assim, a matemática da realidade vivenciada.

 

Biografia do Autor

Rosana Maria Luvezute Kripka, Universidade de Passo Fundo - UPF

Possui graduação em Licenciatura em Matemática com ênfase em Computação pela Universidade de São Paulo (USP) - São Carlos (1992) e mestrado em Ciências de Computação e Matemática Computacional pela Universidade de São Paulo (USP) - São Carlos (1995). Doutoranda em Educação em Ciências e Matemática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande Do Sul (PUCRS) na linha de pesquisa: Tecnologias em Educação em Ciências e Matemática. Atualmente, é professora Titular I da Área de Matemática da Universidade de Passo Fundo/RS/BR, atuando em disciplinas de Álgebra Linear, Programação Linear, Lógica Matemática, Matemática Financeira, Matemática II (para Administração e Ciências Econômicas), Geometria Analítica e Cálculo Diferencial e Integral. Tem experiência na área de Educação Matemática, de Matemática Aplicada e atuando com pesquisa principalmente com seguintes temas: ensino e aprendizagem de matemática com uso de TIC, modelagem matemática, otimização e lógica matemática. Também atua em projetos de extensão na área de ensino de ciências e matemática e na área de ciências
humanas.

Vanessa Panhossat da Silva, Universidade de Passo Fundo - UPF

Graduada em Licenciatura em Matemática pela Universidade de Passo Fundo.

Lori Viali, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS - e Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS.

Doutor em Engenharia de Produção (Inteligência Artificial) pela Universidade Federal de Santa Catarina  (UFSC, 1999). Professor do Departamento de Estatística da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e do Departamento de Estatística da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). É professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (EDUCEM), da Faculdade de Física, da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).

Regis Alexandre Lahm, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul -PUCRS

Doutor em Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental pela UFRGS (2005). Professor da graduação em geografia e professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (EDUCEM), da Faculdade de Física, da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).

Downloads

Publicado

27-10-2016

Como Citar

Kripka, R. M. L., Silva, V. P. da, Viali, L., & Lahm, R. A. (2016). Ampliando Conhecimentos Matemáticos com Uso de Tecnologias Digitais e da Modelagem Matemática. Conexões - Ciência E Tecnologia, 10(4), 51–59. https://doi.org/10.21439/conexoes.v10i4.1053