Estado do conhecimento sobre a formação de professores EBTT entre 2016 e 2020

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21439/conexoes.v18i0.3648

Palavras-chave:

Formação de Professores. Educação Profissional, Técnica e Tecnológica. Trabalho Docente. Desenvolvimento Profissional Docente.

Resumo

As discussões sobre a formação de professores ganharam novos argumentos com a Resolução CNE/CP n. 2/2019 e a Resolução CNE/CP n. 1/2020 que estabeleceram diretrizes para a formação inicial e continuada em consonância com a BNCC. A Resolução CNE/CP n. 1/2021, que define diretrizes para a Educação Profissional e Tecnológica (EPT), também deu elementos ao debate. Neste cenário, este é um artigo sobre o estado do conhecimento da formação docente na Educação Básica, Profissional, Técnica e Tecnológica (EBTT). Objetiva apresentar as pesquisas realizadas no quadriênio 2016 – 2020 sobre a formação de professores que atuam na modalidade. O levantamento bibliográfico ocorreu nas bases de dados da ANPAE, ANPED, BDTD, ENDIPE e Periódicos Capes. As etapas englobaram a preparação das palavras-chave, definição do recorte temporal levantamento, registro e checagem dos dados, leitura e análise dos resumos das obras selecionadas, categorização e tabulação dos dados. Procurou-se responder à questão: o que a literatura diz a respeito da formação dos docentes na EPT? Concluiu-se que a formação docente na EBTT é pouco abordada em relação à outras temáticas sondadas pelo campo da formação docente.

Biografia do Autor

Volmar Meia Casa, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Mato Grosso do Sul

Professor EBTT no IFMS. Doutorando em Educação pela Universidade Estadual Paulista - Unesp, campus de Presidente Prudente.

Renata Portela Rinaldi, Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Professora Associada da Universidade Estadual Paulista - Unesp, campus de Presidente Prudente. Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos.

Downloads

Publicado

23-12-2024

Como Citar

Casa, V. M., & Rinaldi, R. P. (2024). Estado do conhecimento sobre a formação de professores EBTT entre 2016 e 2020. Conexões - Ciência E Tecnologia, 18, e022034. https://doi.org/10.21439/conexoes.v18i0.3648

Edição

Seção

Seção de Ciências Humanas

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)