POSSIBILIDADES TEÓRICO-PRÁTICAS DA AVALIAÇÃO CURRICULAR PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL

Autores

  • Patrícia Helena Carvalho Holanda Professora de Psicologia da Educação do Departamento de Fundamentos da Educação e do Programa de Pós - Graduação em Educação da UFC
  • Meirecele Caliope Leitinho Universidade Federal do Ceará - UFC Universidade Estadual do Ceará - UECE

DOI:

https://doi.org/10.21439/conexoes.v14i5.1784

Palavras-chave:

Avaliação Curricular. Referenciais teórico-metodológicos. Formação de Avaliadores.

Resumo

O texto apresenta o trabalho desenvolvido pelo eixo de Pesquisa Avaliação Curricular, vinculado à Linha de Pesquisa Avaliação Educacional do Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira da Universidade Federal do Ceará (PPGE/UFC), no período de 2007 a 2013. O referido eixo foi criado com o objetivo de não só formar pesquisadores na área de avaliação curricular, mas, também, de contribuir para a ampliação da teoria na área com base empírica. Para tanto, desenvolveu duas ações de forma integrada: a oferta de uma disciplina chamada Avaliação Curricular e um projeto de pesquisa intitulado Experiências de Avaliação Curricular: possibilidades teórico-práticas. Essas duas ações agregaram professores, orientadores, orientandos do eixo e docentes e técnicos do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), favorecendo a produção científica do período. Como contribuições importantes do eixo supracitado, identificamos uma ampliação do campo teórico-metodológico com base empírica e a formação de avaliadores pesquisadores.

Biografia do Autor

Patrícia Helena Carvalho Holanda, Professora de Psicologia da Educação do Departamento de Fundamentos da Educação e do Programa de Pós - Graduação em Educação da UFC

É Psicóloga, mestra, doutora em Educação pela UFC e pós-doutora na área de concentração de Desenvolvimento Profissional Docente pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UNB. Cursou o estágio sênior, bolsista-CAPES, na Universidade de Lisboa, investigando o psicanalista, psicopedagogo, pedopsiquiatra, João dos Santos. Professora de Psicologia da Educação do Departamento de Fundamentos da Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFC, vinculada a linha de pesquisas História e Educação Comparada, sob sua coordenação. É cadastrada nos grupo de pesquisa do CNPq, Avaliação Curricular certificado pela UFC e é coordenadora da Linha de Pesquisa História e Educação Comparada certificado. Desenvolve uma pesquisa que tem como objetivo investigar os laços familiares e constituição dos sujeitos à luz da teoria de João dos Santos nos espaços formais de Educação em perspectiva comparada Brasil-Portugal. Orientadora de oito teses de doutorado no Programa de Pós-Graduação em Educação, na referida linha de pesquisa.

Meirecele Caliope Leitinho, Universidade Federal do Ceará - UFC Universidade Estadual do Ceará - UECE

Possui graduação em Pedagogia pela Faculdade Católica de Filosofia do Ceará (1964), especialização em Psicologia e Pesquisa pela Universidade Federal do Ceará (1974), mestrado em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará (1980), doutorado em Supervisão e Currículo, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1993) e Pós-Doutorado em Formação de Professores na Universidade de Brasília- UnB (2006-2007). É professora adjunta aposentada da Universidade Estadual do Ceará e professora Associada aposentada da Universidade Federal do Ceará; atualmente é professora do Programa de Mestrado e Doutorado em Educação Brasileira da Universidade Federal do Ceará, participante do Programa para Aposentados ? PROPAP e professora colaboradora do Mestrado de Formação de Professores da Universidade Estadual do Ceará ? UECE e do Mestrado Profissional em Ensino de Saúde da mesma instituição; é consultora da Pró-Reitoria de Graduação da Universidade Estadual do Ceará - UECE; e assessora da Universidade Regional do Cariri (URCA); está cadastrada como líder de um grupo de pesquisa no CNPq: Currículo, Subjetividade e Desenvolvimento Profissional Docente, orientando seis teses de Doutorado e três de mestrado, nos referidos cursos de Pós-Graduação. As disciplinas que leciona atualmente na pós-graduação são: Currículo, Subjetividade e Desenvolvimento Profissional Docente, Currículo na Perspectiva Crítica e Desenho Curricular; é membro do conselho editorial das Revistas: Conhecimento e Diversidade - UFF, Chemins de Formación da Universidade de Nantes na França e parecerista da Revista Linhas Críticas da UNB.

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Publicado

26-10-2020

Como Citar

Holanda, P. H. C., & Leitinho, M. C. (2020). POSSIBILIDADES TEÓRICO-PRÁTICAS DA AVALIAÇÃO CURRICULAR PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL. Conexões - Ciência E Tecnologia, 14(5), 36–43. https://doi.org/10.21439/conexoes.v14i5.1784

Edição

Seção

Artigos

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