POLITICAS PUBLICAS EDUCACIONAIS E O IMPACTO NA FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA: O PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO E AS POLITICAS DE AÇÕES ARTICULADAS NO PERIODO DE 2008 A 2020

Autores

  • ANTONIO FLAVIO PEREIRA DE ALMEIDA MESTRANDO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM TECNOLOGIA EDUCACIONAL - UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ
  • FRANCISCO HERBERT LIMA VASCONCELOS PROFESSOR EFETIVO ADJUNTO III DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC) -PROFESSOR PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM TECNOLOGIA EDUCACIONAL - UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ

DOI:

https://doi.org/10.21439/conexoes.v15i0.2108

Palavras-chave:

Educação Básica. Formação Continuada. Magistério. Política Multidimensional.

Resumo

O presente artigo propõe o debate sobre a ampliação das políticas públicas educacionais no âmbito da formação dos profissionais da educação básica. Sua metodologia é baseada em revisão bibliográfica e documental. Fundamenta-se a sua análise em artigos e legislação oficial, que é ratificada pelas diferentes concepções na Constituição Federal (BRASIL, 2016), na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), no Plano de Ações Articuladas (PAR) e no Plano Nacional de Educação (PNE). Problematiza a valorização dos profissionais do magistério, enfatiza os investimentos na formação continuada e os futuros impactos na melhoria da qualidade do ensino nas redes públicas. Constata-se a necessidade de ampliação dos programas educacionais que permitam afastamento parcial e integral de professores, no efetivo exercício do magistério ou de funções de apoio e gestão escolar, para formação em nível pós-graduação e ampliação de disponibilidade de oportunidades nas universidades públicas como segunda formação.

Biografia do Autor

ANTONIO FLAVIO PEREIRA DE ALMEIDA, MESTRANDO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM TECNOLOGIA EDUCACIONAL - UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ

Licenciatura Específica em Geografia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (2007) e Especialista em Metodologias do Ensino das Ciências Humanas e Sociais pela Universidade Federal do Ceará (2010). Professor Efetivo de Geografia da Prefeitura de Maracanaú (2014)

FRANCISCO HERBERT LIMA VASCONCELOS, PROFESSOR EFETIVO ADJUNTO III DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC) -PROFESSOR PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM TECNOLOGIA EDUCACIONAL - UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ

Possui Graduação na área de Licenciatura em Física pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Realizou seu Mestrado com pesquisas na área de tecnologia aplicada a educação e metodologia de ensino com objetos de aprendizagem no ensino de Ciências da Natureza e Física em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e possui Doutorado na área de pesquisa em Avaliação da Efetividade e do Desempenho da Aprendizagem com Análise Multidimensional e Multilinear, em Engenharia de Teleinformática, também pela Universidade Federal do Ceará (UFC). É consultor ad hoc do Ministério da Educação (MEC) e da Diretoria de Educação Básica (DEB) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Professor permanente e orientador dos programas de pós-graduação em nível de Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática e de Mestrado em Ciência da Informática, ambos pela UFC, além de docente do Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática do IFCE. Professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia Educacional - Universidade Federal Do Ceará Atualmente é Secretário da Educação do Município de Sobral-Ceará.

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Publicado

03-09-2021

Como Citar

PEREIRA DE ALMEIDA, A. F., & LIMA VASCONCELOS, F. H. (2021). POLITICAS PUBLICAS EDUCACIONAIS E O IMPACTO NA FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA: O PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO E AS POLITICAS DE AÇÕES ARTICULADAS NO PERIODO DE 2008 A 2020. Conexões - Ciência E Tecnologia, 15, e021024. https://doi.org/10.21439/conexoes.v15i0.2108

Edição

Seção

Seção da área multidisciplinar

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