FORMAÇÃO DOCENTE: DESAFIOS E PERSPECTIVAS PARA A LICENCIATURA EM MATEMÁTICA NO IFCE - CAMPUS CEDRO

Autores

  • Francisco José de Lima Instituto Federal de Educação Ciências e Tecnologia do Ceará - IFCE Campus Avançado de Tianguá
  • Raimundo Leandro Neto Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE Campus Cedro

DOI:

https://doi.org/10.21439/conexoes.v6i1.458

Resumo

Reflexões sobre a formação de professores é o tema deste estudo que se reporta ao Curso de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará – campus de Cedro. Analisa e reflete, por meio de um estudo de caso, a formação inicial do professor de Matemática e a necessidade que este profissional tem de continuar aprendendo. A partir desta compreensão, o objetivo desta pesquisa é refletir sobre a importância e as possibilidades que um curso de formação inicial oferece para o futuro professor. A partir da análise de documentos oficiais acerca da formação docente como Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - Lei nº 9.394/9; Resolução nº 01/2002 que institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica, em nível superior, curso de licenciatura, de graduação plena e Resolução nº 02/2002 que institui a duração e a carga horária dos cursos de licenciatura, de graduação plena, de formação de professores da Educação Básica em nível superior, a importância da formação continuada, os desafios e as perspectivas para os licenciados em Matemática diante da atividade de ensinar e aprender Matemática.

Biografia do Autor

Francisco José de Lima, Instituto Federal de Educação Ciências e Tecnologia do Ceará - IFCE Campus Avançado de Tianguá

Area de educação

Raimundo Leandro Neto, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE Campus Cedro

Area Educação

Downloads

Publicado

02-04-2012

Como Citar

de Lima, F. J., & Neto, R. L. (2012). FORMAÇÃO DOCENTE: DESAFIOS E PERSPECTIVAS PARA A LICENCIATURA EM MATEMÁTICA NO IFCE - CAMPUS CEDRO. Conexões - Ciência E Tecnologia, 6(1). https://doi.org/10.21439/conexoes.v6i1.458

Edição

Seção

Artigos