O ESTÁGIO SUPERVISIONADO COMO ESPAÇO CONSTRUTOR DE CAMINHOS PARA O EXERCÍCIO DA DOCÊNCIA EM MATEMÁTICA

Autores

  • Francisco Jose de Lima IFCE campus de Cedro
  • Isaias Batista de Lima UECE

DOI:

https://doi.org/10.21439/conexoes.v7i1.581

Resumo

O exercício da docência exige formação específica. Nesse sentido, elencamos o estágio supervisionado como uma das variáveis que interagem nessa formação. Dessa maneira, ao buscar compreender a concepção atual acerca do estágio, detectamos a existência da tentativa de articular a atividade teórica com a atividade prática. Os diversos paradigmas que surgem no atual contexto social têm exigido cada vez mais a formação de profissionais capazes de enfrentar os desafios que emergem no exercício cotidiano da profissão. Com isso, o presente trabalho se propõe analisar e discutir a relevância do estágio supervisionado na formação inicial de professores na perspectiva de construir caminhos para o exercício da docência em matemática a partir da análise de alunos egressos do Curso de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) campus Cedro, constituindo-se de reflexões sobre o estágio como espaço para o desenvolvimento de saberes inerente a profissão docente. Por meio de pesquisa qualitativa aplicada aos alunos que concluíram o curso nos anos de 2010 e 2011, apresenta-se as considerações e os significados atribuídos ao estágio destacando a relação teoria e prática com a realidade do cotidiano escolar e revelando sua importância na formação inicial de professores de matemática.

Biografia do Autor

Francisco Jose de Lima, IFCE campus de Cedro

Licenciado em Pedagogia e em Matemática, especialista em Metodologia do Ensino Fundamental e Médio e em Gestão Escolar, Mestre em Ensino de Ciências e Matemática - UFC. Professor do IFCE, campus de Cedro.

Isaias Batista de Lima, UECE

Licenciado e bacharel em Filosofia, Especialista em Filosofia Política, Mestre e Doutor em Educação pela UFC, Professor Adjunto da Universidade Estadual do Ceará (UECE), Professor colaborador do Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática da UFC/ENCIMA.

Downloads

Publicado

17-07-2013

Como Citar

de Lima, F. J., & Lima, I. B. de. (2013). O ESTÁGIO SUPERVISIONADO COMO ESPAÇO CONSTRUTOR DE CAMINHOS PARA O EXERCÍCIO DA DOCÊNCIA EM MATEMÁTICA. Conexões - Ciência E Tecnologia, 7(1). https://doi.org/10.21439/conexoes.v7i1.581

Edição

Seção

Artigos