FORMAÇÃO DE PROFESSORES E EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS: REFLEXÕES SOBRE OS PROJETOS POLÍTICOS PEDAGÓGICOS DAS LICENCIATURAS DO INSTITUTO FEDERAL DO CEARÁ.

Autores

  • Ernny Coêlho Rêgo Instituto Federal do Ceará - IFCE
  • Marinina Gruska Benevides Universidade Estadual do Ceará - UECE
  • Rosendo Freitas de Amorim Universidade de Fortaleza – UNIFOR

DOI:

https://doi.org/10.21439/conexoes.v14i2.1298

Resumo

Este trabalho analisa em que medida os Projetos Políticos Pedagógicos-PPCs dos cursos de Licenciatura do Instituto Federal de Educação – IFCE inserem a Educação em Direitos Humanos – EDH na formação dos alunos. A metodologia empregou a pesquisa bibliográfica ao arcabouço teórico; e pesquisa documental junto aos PPCs, com adoção de termos-chaves e a elaboração de grades de análises abordando três eixos observados nos PPCs: Perfil do Egresso, Matriz Curricular e Bases Legais; objetivando compreender como a EDH é abordada na formação inicial de professores. Observou-se que a EDH nas licenciaturas do IFCE é inserida de forma desarticulada e incipiente aos Projetos Políticos Pedagógicos-PPPs. Delineiam-se grandes desafios para a concretização do direito à EDH. É primordial o fortalecimento de estratégias que incluam a EDH no cotidiano e nas práticas educativas para a formação docente nos cursos de educação superior

Biografia do Autor

Ernny Coêlho Rêgo, Instituto Federal do Ceará - IFCE

Mestra em Planejamento e Políticas Públicas pela Universidade Estadual do Ceará - UECE. Especialista em Serviço Social, Políticas Públicas e Direitos Sociais e Bacharel em Serviço Social pela Universidade Estadual do Ceará. Assistente Social do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará – IFCE.

Marinina Gruska Benevides, Universidade Estadual do Ceará - UECE

Pós-Doutorado em Democracia e Direitos Humanos (IGC/Universidade de Coimbra-Portugal),Doutora em Sociologia (UFC), Mestra em Sociologia (UFC), Bacharel em Psicologia (UNIFOR), Bacharel em Direito (UNIFOR). Professora Associada da Universidade Estadual do Ceará, atuando no Mestrado Profissional em Planejamento e Políticas Públicas e no Curso de Ciências Sociais.

Rosendo Freitas de Amorim, Universidade de Fortaleza – UNIFOR

Doutor em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará- UFC, Mestre em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará - UFC. Especialista em Lógica Dialética pela UFC. Licenciado em Filosofia e História pela Universidade Estadual do Ceará – UECE. Professor titular da UNIFOR e Professor efetivo do Mestrado em Saúde Coletiva da Universidade de Fortaleza (UNIFOR). Professor colaborador do Programa de Pós-Graduação (mestrado e doutorado) em Direito da Universidade de Fortaleza (UNIFOR).

Downloads

Publicado

27-04-2020

Como Citar

Rêgo, E. C., Benevides, M. G., & Amorim, R. F. de. (2020). FORMAÇÃO DE PROFESSORES E EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS: REFLEXÕES SOBRE OS PROJETOS POLÍTICOS PEDAGÓGICOS DAS LICENCIATURAS DO INSTITUTO FEDERAL DO CEARÁ. Conexões - Ciência E Tecnologia, 14(2), 7–13. https://doi.org/10.21439/conexoes.v14i2.1298

Edição

Seção

Artigos