FORMAÇÃO DE PROFESSORES E EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS: REFLEXÕES SOBRE OS PROJETOS POLÍTICOS PEDAGÓGICOS DAS LICENCIATURAS DO INSTITUTO FEDERAL DO CEARÁ.
DOI:
https://doi.org/10.21439/conexoes.v14i2.1298Resumo
Este trabalho analisa em que medida os Projetos Políticos Pedagógicos-PPCs dos cursos de Licenciatura do Instituto Federal de Educação – IFCE inserem a Educação em Direitos Humanos – EDH na formação dos alunos. A metodologia empregou a pesquisa bibliográfica ao arcabouço teórico; e pesquisa documental junto aos PPCs, com adoção de termos-chaves e a elaboração de grades de análises abordando três eixos observados nos PPCs: Perfil do Egresso, Matriz Curricular e Bases Legais; objetivando compreender como a EDH é abordada na formação inicial de professores. Observou-se que a EDH nas licenciaturas do IFCE é inserida de forma desarticulada e incipiente aos Projetos Políticos Pedagógicos-PPPs. Delineiam-se grandes desafios para a concretização do direito à EDH. É primordial o fortalecimento de estratégias que incluam a EDH no cotidiano e nas práticas educativas para a formação docente nos cursos de educação superior
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