Determinação de parâmetros de consumo de água: um estudo de caso na Região Metropolitana de Recife, Nordeste do Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21439/conexoes.v19.3826

Palavras-chave:

Abastecimento de água, Distrito de medição e controle, Curva de demanda de água, Coeficiente de máxima vazão, Coeficiente de mínima vazão

Resumo

Projetos de sistemas de distribuição de água, reabilitação de infraestruturas e gestão sustentável dos recursos hídricos requerem uma estimativa precisa de diversos dados, como o consumo de água. Esse consumo é de difícil determinação e deve considerar variáveis como condições climáticas, padrões sociais, disponibilidade hídrica e custos da água. Este trabalho analisou a variação do consumo de água em um distrito de medição e controle localizado na Região Metropolitana de Recife, Nordeste do Brasil. A análise incluiu a determinação das curvas de consumo diário e o levantamento dos coeficientes de mínima e máxima vazão, com base em dados coletados a cada 15 minutos durante o período de abril de 2021 a abril de 2022. O estudo aponta que a vazão máxima na rede de distribuição de água ocorre às 12:15 h, enquanto a vazão mínima é às 03:15 h. Os resultados destacam a baixa variabilidade do consumo de água durante o dia e a noite, e a discrepância entre os coeficientes determinados especificamente para o distrito (k1=1,64; k2=1,3 e k3=0,54) e os valores padronizados por normas (k1=1,2; k2=1,5 e k3=0,5), enfatizando a necessidade de levantamentos específicos para a região.

Biografia do Autor

Sabrina da Silva Corrêa Raimundo, Universidade Federal de Pernambuco

Doutoranda em Engenharia Civil, com ênfase em Recursos Hídricos pela Universidade Federal de Pernambuco, Mestra em Engenharia Civil e Ambiental pela UFPE com ênfase em Tecnologia Ambiental, Engenheira Civil também pela UFPE. Pesquisadora sobre perdas de água e eficiência energética em sistemas de abastecimento de água, desenvolvedora do modelo híbrido para setorização em redes de distribuição de água. Possui experiência em pesquisas científicas, possui publicações em periódicos e anais de congressos. Além disso, atua profissionalemente como Professora Auxiliar universitária nos cursos de Arquitetura e Urbanismo e Engenharias no Centro Universitário Unifavip Wyden.

Carolinne Maria Tabosa dos Santos Cordeiro, undefined

Engenharia Civil pela Universidade Federal de Pernambuco. Pós graduanda em Saneamento pela Faculdade Venda Nova do Imigrante. Durante a graduação, ministrou a monitoria de Hidráulica Geral e foi estagiária nas empresas Companhia Pernambucana de Saneamento, Habite-se Engenharia e Gráfico Empreendimentos. Possui experiência em análise de dados de consumo de água.

Saulo de Tarso Marques Bezerra, undefined

Professor Associado do curso de Engenharia Civil no Campus Agreste da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil e Ambiental (PPGECAM/UFPE), e Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq. Possui graduação em Engenharia Civil (2003), mestrado em Engenharia Civil e Ambiental (2005) e doutorado em Engenharia Mecânica com ênfase em Automação (2009). Líder do grupo de pesquisa do CNPq "Engenharia de Recursos Hídricos, Solo e Meio Ambiente". Foi Vice-coordenador do Núcleo de Tecnologia (2013-2015), Coordenador do Núcleo de Tecnologia (2015), Vice-coordenador do curso de Engenharia Civil (2016-2017), Coordenador do curso de Engenharia Civil (2019-2021) e Vice-coordenador do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil e Ambiental (2023). Atualmente, é coordenador do Laboratório Multiusuário de Água e Energia (LAMAE) e vice-coordenador do Laboratório de Geoprocessamento (GEOLAB), ambos pertencentes ao PPGECAM. Membro da Comissão Assessora de Área de Engenharia Civil do INEP para o ENADE 2023. Orientou cerca de 60 discentes de iniciação científica, mestrado e doutorado. Autor de mais de 170 publicações técnico-científicas, incluindo livros, capítulos de livros e artigos em revistas e congressos, destacando-se o livro "Perdas de Água: Tecnologias de Controle" e o Manual "Macromedição", ambos financiados pela Eletrobrás no âmbito do PROCEL SANEAR. Revisor de artigos técnico-científicos para mais de vinte periódicos indexados nas principais bases de dados (DOAJ, SciELO, Scopus e Web of Science). Coordena(ou) projetos de pesquisa financiados por agências como FACEPE, CNPq e COMPESA. Recentemente, atuou em três projetos de desenvolvimento tecnológico com a COMPESA: "Plano de Segurança do Abastecimento de Água nos Morros da Zona Norte do Recife", "Ferramentas Computacionais para Otimização Operacional de Sistemas de Produção" e "Elaboração da Modelagem Operacional dos Sistemas Produtores Integrados do Agreste Pernambucano". Participou da Comissão Técnica Especial do Edital "Águas Digitais", programa de inovação da COMPESA. Membro do Comitê Técnico da Microrregião de Água e Esgoto do Sertão (MRAE-I, PE). Sócio Fundador da Associação de Eficiência Energética no Saneamento Ambiental (AEESA) e instrutor de cursos de atualização técnica oferecidos pelo Laboratório de Eficiência Energética e Hidráulica em Saneamento (LENHS/UFPB) para profissionais do setor de água. Tem experiência em Engenharia Hidráulica, atuando principalmente em projetos, modelagem computacional e calibração de sistemas de distribuição de água; técnicas de otimização; eficiência energética e hidráulica de sistemas de abastecimento de água; e gestão da demanda e uso racional de água no meio urbano.

Gilvandro Barbosa Tito, undefined

Possui mestrado em Engenharia Civil e Ambiental pela Universidade Federal de Pernambuco (2023), graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal da Paraíba (1996).Professor de Engenharia Civil da AESGA da disciplina de Saneamento Básico no período de 2013 a 2015, Gerente regional de unidadde de negócio das regionais em Caruaru, Garanhuns e Belo Jardim da Companhia Pernambucana de Saneamento no período de 2010 a 2019. Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Hidráulica e saneamento básico, assim como também na área de gestão de saneamento.Atualmente, estou atuando na área de elaboração de projeto de sistema de abastecimento dagua na COMPESA.

Referências

ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas. NBR 9649:1986. Projeto de redes coletoras de esgotamento sanitário – Procedimento. 1986.

BAYER, N. M.; URANGA, P. R. R.; FOCHEZATTO, A. Política Municipal de Saneamento Básico e a ocorrência de doenças nos municípios brasileiros. urbe. Revista Brasileira de Gestão Urbana, v. 13, e20190375, 2021.

BRENTAN, B.; CARPITELLA, S.; ZANFEI, A.; GABRIEL SOUZA, R.; MENAPACE, A.; MEIRELLES, G.; IZQUIERDO, J. Multi‐criteria analysis applied to ranking rehabilitation strategies of water distribution networks. Mathematical Methods in the Applied Sciences, 2023.

COMINOLA, A.; NGUYEN, K.; GIULIANI, M.; STEWART, R. A.; MAIER, H. R.; CASTELLETTI, A. (2019). Data mining to uncover heterogeneous water use behaviors from smart meter data. Water Resources Research, v. 55, n. 11, p. 9315-9333, 2019.

CUNHA, D. F.; BORGES, E. M. Urbanização acelerada: risco para o abastecimento de água na Região Metropolitana de Goiânia. Geo UERJ, v. 26, p. 226-244, 2015.

LIU, A.; MUKHEIBIR, P. Digital metering feedback and changes in water consumption–A review. Resources, Conservation and Recycling, v. 134, p. 136-148, 2018.

MARZALL, V. O. A. R.; NASCIMENTO, N. O. Determinação do perfil de consumo residencial de água potável apoiado em tecnologia de medição inteligente. Revista de Gestão de Água da América Latina, v. 20, e3. https://doi.org/10.21168/rega.v20e3, 2023.

MENEZES, T. A.; UCHOA, F. Mortalidade infantil, saneamento básico e o impacto da saúde sobre o crescimento econômico brasileiro. In: XXXIX Encontro Nacional de Economia, Anais. Foz do Iguaçu/Paraná: ANPE, 2011. p. 1-16.

PAIVA, R. F. da P. de S.; SOUZA, M. F. da P. de. Associação entre condições socioeconômicas, sanitárias e de atenção básica e a morbidade hospitalar por doenças de veiculação hídrica no Brasil. Cadernos de Saúde Pública, v. 34, n. 1, p. 1-11, 2018.

PRASAD, R. K. Identification of critical pipes for water distribution network rehabilitation. Water Resources Management, v. 35, n. 15, p. 5187-5204, 2021.

RAHIM, M. S.; NGUYEN, K. A.; STEWART, R. A.; GIURCO, D.; BLUMENSTEIN, M. Machine learning and data analytic techniques in digital water metering: a review. Water (Basel), v. 12, n. 1, 2020.

SALEHI, S.; FONTANA, M. E.; TSCHEIKNER-GRATL, F.; HERRERA, M.; SADIQ, R.; MIAN, H. R. A fuzzy group decision-making model for Water Distribution Network rehabilitation. Urban Water Journal, p. 1-16. 2024.

SILVA, J. F.; NASCIMENTO, L. F. C. Aspectos técnicos, sociais e ambientais do sistema de fornecimento de água e saneamento básico do Estado do Rio de Janeiro Technical social and environmental aspects of the water supply and sanitation system in the State of Rio de Janeiro. Brazilian Journal of Development, v. 7, n. 12, p. 121362-121379, 2021.

SNIS. Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento. Diagnóstico dos Serviços de Água e Esgoto – 2021. Ministério do Desenvolvimento Regional. Secretaria Nacional de Saneamento. Brasília, 2022.

Downloads

Publicado

07-10-2025

Como Citar

Raimundo, S. da S. C., Cordeiro, C. M. T. dos S., Bezerra, S. de T. M., & Tito, G. B. (2025). Determinação de parâmetros de consumo de água: um estudo de caso na Região Metropolitana de Recife, Nordeste do Brasil. Conexões - Ciência E Tecnologia, 19. https://doi.org/10.21439/conexoes.v19.3826

Edição

Seção

Seção de Engenharias

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.