UM ESTUDO SOBRE A DEMANDA DO CURSO TÉCNICO DE NÍVEL MÉDIO SUBSEQUENTE EM PESCA DO INSTITUTO FEDERAL DO CEARÁ, CAMPUS ACARAÚ
DOI:
https://doi.org/10.21439/conexoes.v14i2.1311Resumo
O presente trabalho se propôs a estudar a demanda do Curso Técnico de Nível Médio Subsequente em Pesca do Instituto Federal do Ceará, campus Acaraú. Desde a implantação do curso a demanda foi baixa, apesar da vocação histórica do município voltada à atividade da pesca. Nesse sentido, o objetivo central foi investigar em que medida os alunos do 3º ano do ensino médio das escolas públicas de Acaraú e seus Distritos, principal público alvo do curso, se interessam por cursos técnicos, em especial pelo curso de pesca. A perspectiva utilizada foi o estudo de campo. Como suporte teórico traçou-se o panorama legal da pesca e as políticas públicas destinadas a esse segmento. A pesquisa de abordagem mista, quantitativa e qualitativa, utilizou como instrumento de coleta de dados a aplicação de questionário estruturado aos alunos do 3º ano do ensino médio das escolas públicas de Acaraú e Distritos. Os resultados obtidos apontaram o interesse maior dos concluintes do ensino médio por cursos em nível de graduação. A falta de informação sobre o curso e sua proposta foram outros fatores que levaram à baixa demanda do curso.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores que publicam na Revista Conexões: Ciência e Tecnologia concordam com os seguintes termos: Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob uma licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY -NC-SA 4.0) . Nossos artigos estão disponíveis gratuitamente e gratuitamente, com privilégios para atividades educacionais, pesqueiras e não comerciais.



