UMA CONTRIBUIÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO DE VOCAÇÕES CIENTÍFICO-TECNOLÓGICAS: O LENQUI COMO ESPAÇO DE EDUCAÇÃO

Autores

  • Andreza Cipriani FURB - UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU
  • Arleide Rosa da Silva FURB- Universidade Regional de Blumenau

DOI:

https://doi.org/10.21439/conexoes.v15i0.2086

Palavras-chave:

Educação científica, Espaço não formal, Vocações científico-tecnológicas.

Resumo

Investigações a respeito das atitudes dos estudantes frente à ciência e à tecnologia têm se popularizado e evidenciam diminuição do interesse desses em seguir carreiras científicas no Brasil. Desse modo o objetivo desta pesquisa exploratória é identificar os interesses dos jovens em relação às vocações científico-tecnológicas, a fim de estabelecer uma relação entre as suas experiências e as futuras profissões. Para diagnosticar os perfis dos estudantes foi realizada uma pesquisa qualitativa aplicando-se um questionário em meio físico com perguntas fechadas em um espaço não formal de aprendizagem denominado Laboratório de Ensino de Química (LENQUI) na Universidade Regional de Blumenau – FURB/SC. Participaram do estudo setenta e seis alunos de 1º ao 3º Ano do Ensino Médio oriundos de 23 escolas da rede pública e particular. Os dados gerados foram compilados em gráficos e segregados por gênero a fim de apresentar as características da amostra e as respostas obtidas foram analisadas a luz das vertentes científicas específicas associadas à aprendizagem dos alunos em ambientes informais. Os resultados obtidos apontam que a maioria dos estudantes possui interesse por temas científicos, destacando-se no item tecnologia. Em relação ao futuro, consideramos que estes apresentam atitudes preditoras positivas quanto às questões ambientais em comparação às questões humanas, e apesar de apresentarem interesses pela ciência, ambos os gêneros não demonstraram uma visão otimista em ingressar na carreira científica.

Biografia do Autor

Andreza Cipriani, FURB - UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU

Atualmente cursa Licenciatura em Química-FURB e atua na área de Educação em Química, onde desenvolveu projeto PIBIC/FURB intitulado LENQUI - Laboratório de Ensino de Química, sendo este destinado a atendimento das escolas municipais e estaduais de Blumenau e região. Têm como formação Bacharel em Química pela Universidade Regional de Blumenau - FURB (2014) e Mestrado em Química pela mesma instituição (2016). Realizou estágio no período do Mestrado (mar-dez/2015) no Instituto Catalão de Pesquisa em Águas (ICRA), este vinculado à Universidade de Girona (UdG), Espanha, atuando na área de Química de Produtos Naturais.

Arleide Rosa da Silva, FURB- Universidade Regional de Blumenau

Possui graduação em Bacharelado e Licenciatura em Química pela Universidade Regional de Blumenau (1990 e 1993) e mestrado em Química Orgânica pela Universidade Federal de Santa Catarina (2002). Possui doutorado em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela UFSC (2011) e MBA Internacional em Gestão Estratégica da Inovação - PUC/PR (2015). Lecionou Química no ensino básico e em cursos técnicos e superiores de tecnologia, desenvolvendo grades curriculares de cursos técnicos e superiores além de gerenciar portfólios de projetos de inovação e captação de recursos no SENAI/SC. Participa na elaboração de projetos pedagógicos de cursos superiores (PPC), de Diretrizes Curriculares Municipais para Educação Básica e de Políticas Institucionais para as Licenciaturas. Atua na formação continuada de professores tanto da rede pública municipal quanto estadual na área de Ensino de Ciências e/ou Química. Atualmente leciona em cursos de graduação e no mestrado profissionalizante PPGECIM - Programa de pós graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática da FURB em Blumenau/SC onde faz parte da linha de pesquisa ?Formação e Práticas docentes em contextos de Ensino de Ciências Naturais e Matemática? e é líder de grupo de pesquisa do CNPq intitulado - Ensino de Ciências Naturais e Matemática. Desenvolve projetos de pesquisa e extensão voltados à educação e alfabetização científica e inovação educacional. Faz parte da Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências (ABRAPEC), Sociedade Brasileira de Ensino de Química - SBENQ, membro fundadora da Associação de Escolas Criativas ? ADEC e coordena o núcleo da Rede Internacional de Escolas Criativas (RIEC) na FURB. Membro do coletivo de extensão HABITAT.

Downloads

Publicado

03-09-2021

Como Citar

Cipriani, A., & Rosa da Silva, A. (2021). UMA CONTRIBUIÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO DE VOCAÇÕES CIENTÍFICO-TECNOLÓGICAS: O LENQUI COMO ESPAÇO DE EDUCAÇÃO. Conexões - Ciência E Tecnologia, 15, e021020. https://doi.org/10.21439/conexoes.v15i0.2086

Edição

Seção

Seção de Ciência Exatas e da Terra

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.