ESCOLA DE MAGIA ALIMENTAR: UMA AÇÃO MÁGICA CONTRA EVASÃO

Autores

  • Karlucy Farias de Sousa IFCE Campus Limoeiro do Norte
  • Ana Caroline Cabral Cristino IFCE Reitoria
  • Tatiana Régia Carneiro Matos IFCE Campus Limoeiro do Norte
  • Maria Larisse Pinheiro Uchoa IFCE Campus Limoeiro do Norte
  • Séfura Maria Assis Moura IFCE Campus Limoeiro do Norte
  • Mayara Salgado Silva IFCE Campus Limoeiro do Norte

DOI:

https://doi.org/10.21439/conexoes.v14i1.1798

Palavras-chave:

Escola de Magia Alimentar, Prática Educativa, Educação Profissional e Tecnológica.

Resumo

A Escola de Magia Alimentar (EMA) é uma proposta de uma prática educativa interdisciplinar com elementos regionais para a Educação Profissional e Tecnológica no Ensino Superior e adotada pela maioria dos professores do Curso de Tecnologia em Alimentos do IFCE Campus Limoeiro do Norte, cujo objetivo é dinamizar os primeiros semestres do curso e despertar o interesse dos estudantes para o aprendizado. Todos os alunos de Tecnologia em Alimentos participam da Escola de Magia Alimentar, tendo em vista que conta como pontuação ao longo do semestre letivo, além de ser uma forma de desenvolvimento de sua formação ética, profissional e de melhorar o trabalho em equipe. Portanto, todos os alunos participam da Cerimônia da Poção Seletora, sendo selecionados para cada uma das quatro tribos (Moon, Sand, Sky e Sun), não podendo haver troca de tribos. Frequentemente, são realizados planejamentos com os docentes para elaboração de atividades voltadas para a EMA, com intuito de inovar no ensino e facilitar a aprendizagem e, em contrapartida, acrescentando pontuações para as respectivas tribos dos discentes. Destarte, o objetivo deste trabalho é descrever essa experiência e fundamentar sua importância sob a ótica de pesquisadores que defendem que uma educação bem-sucedida promove o crescimento e desenvolvimento pessoal dos estudantes como cidadãos do mundo. Observa-se que os índices de evasão do curso têm se reduzido, além da convivência mais harmônica e colaborativa entre discentes e docentes. Existem relatos mais constantes dos estudantes envolvidos com a aprendizagem dos colegas. A experiência tem sido efetiva com o Curso e pode ser ampliada para outros cursos da instituição como alternativa de facilitar interação e aprendizado.

Biografia do Autor

Karlucy Farias de Sousa, IFCE Campus Limoeiro do Norte

Possui graduação em Letras (Inglês - Licenciatura e respectiva Literatura) pela Universidade Estadual do Ceará (2009) e mestrado em Linguística Aplicada (Concentração em Estudos da Linguagem) pela Universidade Estadual do Ceará (2013). Atualmente é professora de inglês do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE). Academicamente, tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Linguística Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento/aprendizagem da língua inglesa como língua estrangeira ou segunda língua, linguística sistêmico-funcional, ensino de literatura para aprendizes de inglês-LE, metáforas gramaticais interpessoais e discurso jornalístico.

Downloads

Publicado

16-03-2020

Como Citar

Sousa, K. F. de, Cristino, A. C. C., Matos, T. R. C., Uchoa, M. L. P., Moura, S. M. A., & Silva, M. S. (2020). ESCOLA DE MAGIA ALIMENTAR: UMA AÇÃO MÁGICA CONTRA EVASÃO. Conexões - Ciência E Tecnologia, 14(1), 57–63. https://doi.org/10.21439/conexoes.v14i1.1798

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)