A CONTRIBUIÇÃO DA ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL PARA O DESENVOLVIMENTO BIOPSICOSSOCIAL DE ESTUDANTES DO INSTITUTO FEDERAL, CAMPUS LIMOEIRO DO NORTE

Autores

  • Ana Caroline Cabral Cristino Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará
  • Bárbara de Cerqueira Fiorio Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará
  • Carla Lidiany Bezerra Silva Oliveira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará
  • Kelma de Freitas Felipe Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará
  • Renata Eusebio dos Santos Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.21439/conexoes.v10i1.844

Resumo

A Assistência Estudantil tem uma importante função para o desenvolvimento pessoal e acadê- mico de estudantes dos Institutos Federais, já que contribui para uma educação cidadã, política, social e crítica, transpondo os espaços da sala de aula. A partir dessa perspectiva, o Setor de Assistência Estudantil do Campus Limoeiro do Norte, elaborou o Programa IFCE+ com o objetivo de promover ações integrais, estimulando não somente a formação acadêmica como também o desenvolvimento biopsicossocial dos discentes. A metodologia de trabalho consiste em relatos de experiências das atividades desenvolvidas pelo Programa no ano de 2014. A partir da atuação da equipe e dos trabalhos desenvolvidos pelo setor, pôde-se perceber uma maior conscientização dos discentes no que concerne ao seu papel profissional e na sociedade. As ações dos profissionais continuarão no intuito de dar seguimento e fortalecer os resultados obtidos para uma educação emancipadora.

Biografia do Autor

Ana Caroline Cabral Cristino, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará

Psicóloga do IFCE campus Limoeiro do Norte

Bárbara de Cerqueira Fiorio, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará

Nutricionista IFCE campus Limoeiro do Norte

Carla Lidiany Bezerra Silva Oliveira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará

Enfermeira IFCE campus Limoeiro do Norte

Kelma de Freitas Felipe, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará

Assistente Social IFCE campus Limoeiro do Norte

Renata Eusebio dos Santos, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará

Assistente Social IFCE campus Limoeiro do Norte

Referências

ARAO, M. R. M. de S. Orçamento participativo em Fortaleza: práticas e percepções. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Políticas Públicas e Sociedade) — Universidade Estadual do Ceará, Centro de Humanidades, Fortaleza, 2012.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Diário Oficial da União, Brasília, out 1988. Disponível em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/Constituicao.htm >. Acesso em: 20 abr. 2016.

_____. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, Brasília, dez. 1996. Disponível em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/L9394.htm >. Acesso em: 20 abr. 2016.

_____. Decreto nº 6.286, de 5 de dezembro de 2007, institui o programa saúde na escola - PSE e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, dez. 2007. Disponível em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2007/decreto/d6286.htm >. Acesso em: 22 abr. 2016.

_____. Lei N. 11.892, Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, dez. 2008. Disponível em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2008/Lei/L11892.htm >. Acesso em: 20 abr. 2016.

_____. Lei N. 11.947, de 16 de junho de 2009, dispõe sobre o atendimento da alimentação escolar e do Programa Dinheiro Direto na Escola aos alunos da educação básica e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, jun. 2009. Disponível em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2009/Lei/L11947.htm >. Acesso em: 22 abr. 2016.

_____. Decreto nº 7.234, de 19 de julho de 2010, dispõe sobre o programa nacional de assistência estudantil - pnaes. Diário Oficial da União, Brasília, jul. 2010. Disponível em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2010/decreto/d7234.htm >. Acesso em: 20 abr. 2016.

BRITO, L. C.; SILVA, A. H.; MEDEIROS, F. S. B.; LOPES, L. F. D. A abordagem biopsicossocial em profissionais de nível operacional, intermediário e liderança: Um estudo em organizações públicas e privadas. Revista Inova Ação, v. 3, n. 1, p. 19–33, 2014.

FIGUEIREDO, J. B. A.; SILVA, M. E. H. (Ed.). Formação Humana e dialogicidade em Paulo Freire II: reflexões e possibilidades em movimento. Fortaleza: Edições UFC, 2009. 189p.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

IFCE/CONSUP. Resolução IFCE/CONSUP nº 008 de 10 de março de 2014, aprova o regulamento de assistência estudantil. Fortaleza, 2014.

LUCKESI, C. C. Filosofia da Educação. São Paulo: Cortez, 1994. Coleção magistério. 2º grau. Série formação do professor.

MOROSINI, M. V.; FONSECA, A. F.; PEREIRA, I. Educação em saúde. In: PEREIRA, I. B.; LIMA, J. C. F. (Ed.). Dicionário de Educação Profissional em Saúde. Rio de Janeiro: EPSJV, 2008. P. 155-162.

OLIVEIRA, C. B. E. de. A atuação da psicologia escolar na educação superior: proposta para os serviços de psicologia. Tese (Doutorado em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde) — Instituto de Psicologia da Universidade de Brasília, Brasília, 2011.

OTRANTO, C. R. A política de educação profissional do governo lula. In: Anais da 34º Reunião Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd). Natal: [s.n.], 2011. Disponível em: < http://www.anped11.uerj.br/GT11-315%20int.pdf >. Acesso em: ago. 2014.

SANTIAGO, A. R. F. Pedagogia crítica e educação emancipatória na escola pública: um diálogo entre paulo freire e boaventura santos. In: Anais IX ANPED Sul - Seminário de pesquisa em Educação da região Sul. Caxias do Sul: [s.n.], 2012.

TAVARES, M. G. Evolução da rede federal de educação profissional e tecnológica: as etapas históricas da educação profissional no brasil. In: Anais IX ANPED Sul - Seminário de pesquisa em Educação da região Sul. Caxias do Sul: [s.n.], 2012.

UNESCO. World Conference on Higher Education: The New Dynamics of Higher Education and Research for Societal Change an Development. Paris: Communique, 2009.

VARGAS, M. de L. F. Ensino superior, assistência estudantil e mercado de trabalho: um estudo com egressos da UFMG. Avaliação, v. 16, n. 1, p. 149 –163, 2011.

VASCONCELOS, N. B. Programa nacional de assistência estudantil: uma análise da evolução da assistência estudantil ao longo da história da educação superior no brasil. Ensino em Re-Vista, v. 17, n. 2, p. 599 – 616, 2010.

Downloads

Publicado

12-04-2016

Como Citar

Cristino, A. C. C., Fiorio, B. de C., Oliveira, C. L. B. S., Felipe, K. de F., & dos Santos, R. E. (2016). A CONTRIBUIÇÃO DA ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL PARA O DESENVOLVIMENTO BIOPSICOSSOCIAL DE ESTUDANTES DO INSTITUTO FEDERAL, CAMPUS LIMOEIRO DO NORTE. Conexões - Ciência E Tecnologia, 10(1), 9–16. https://doi.org/10.21439/conexoes.v10i1.844

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)