A Construção Discursiva da Abordagem Tradicional de Ensino: Uma Análise da Escrita de Licenciandos em Matemática em Contexto de Estágio

Autores

  • Ricardo da Silva Pedrosa Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE

DOI:

https://doi.org/10.21439/conexoes.v11i2.1112

Resumo

Questionamentos acerca das concepções do processo de ensino-aprendizagem em matemá- tica que norteiam o projeto pedagógico do curso de Licenciatura em Matemática do Instituto FCE e a respeito da prática educativa no decorrer das disciplinas de Estágio trazem à tona questões discursivas importantes para a construção da docência por parte de professores iniciantes. A partir dessa problemática, objetivamos analisar as possibilidades da produção de um discurso educacional singular. Para tanto, buscamos caracterizar a abordagem tradicional (MIZUKAMI, 1986) e as críticas que lhe são feitas (D’AMBRÓSIO, 1986; POLYA, 2006) explicitando as questões discursivas surgidas a partir dessa crí- tica (NADA, a; SILVA, 1999). Com base no estudo bibliográfico que realizamos, analisamos o discurso educacional produzido por licenciandos presentes nos relatos feitos por estes sobre sua prática estagiá- ria. O estudo empírico foi realizado por meio da análise de 16 relatórios de Estágio Supervisionado. Os resultados revelaram que, inseridos num contexto tradicional, os estagiários parecem construir discursos ambíguos que não apenas perpetuam um discurso tradicional como também buscam ressignificar esse discurso no sentido de trazer novas possibilidades de desenvolver o seu trabalho.

Biografia do Autor

Ricardo da Silva Pedrosa, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE

Mestrando em Avaliação de Políticas Públicas na Universidade Federal do Ceará (UFC). Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional, pela UECE. Graduado na Licenciatura em Matemática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (2010). Trabalha com os seguintes temas: Dificuldades de aprendizagem em matemática, identidade e saberes docentes, autobiografia e relatos de experiência das relações inter-culturais. Possui experiência na área de Educação, com ênfase em Matemática (tendo trabalhado de 2006 a 2008 no Kumon Instituto de Educação e em 2011 no Projeto Jovem Aprendiz da Prefeitura de Caucaia) e Filosofia (tendo ministrado aulas como professor voluntário em 2011.1 no IFCE). Ainda em 2011 trabalhou no Orçamento Participativo de Fortaleza, até o início do segundo semestre de 2012. Atualmente é servidor técnico administrativo do IFCE, sendo membro das Comissões Própria de Avaliação (CPA/Campus Fortaleza) e Interna de Supervisão (CIS) e atuando junto ao Grupo de Estudantes do PEC-G/IFCE-Campus Fortaleza através do Setor de Psicologia Escolar/DIREX.

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Publicado

15-03-2017

Como Citar

Pedrosa, R. da S. (2017). A Construção Discursiva da Abordagem Tradicional de Ensino: Uma Análise da Escrita de Licenciandos em Matemática em Contexto de Estágio. Conexões - Ciência E Tecnologia, 11(2), 8–16. https://doi.org/10.21439/conexoes.v11i2.1112