A Construção Discursiva da Abordagem Tradicional de Ensino: Uma Análise da Escrita de Licenciandos em Matemática em Contexto de Estágio
DOI:
https://doi.org/10.21439/conexoes.v11i2.1112Resumo
Questionamentos acerca das concepções do processo de ensino-aprendizagem em matemá- tica que norteiam o projeto pedagógico do curso de Licenciatura em Matemática do Instituto FCE e a respeito da prática educativa no decorrer das disciplinas de Estágio trazem à tona questões discursivas importantes para a construção da docência por parte de professores iniciantes. A partir dessa problemática, objetivamos analisar as possibilidades da produção de um discurso educacional singular. Para tanto, buscamos caracterizar a abordagem tradicional (MIZUKAMI, 1986) e as críticas que lhe são feitas (D’AMBRÓSIO, 1986; POLYA, 2006) explicitando as questões discursivas surgidas a partir dessa crí- tica (NADA, a; SILVA, 1999). Com base no estudo bibliográfico que realizamos, analisamos o discurso educacional produzido por licenciandos presentes nos relatos feitos por estes sobre sua prática estagiá- ria. O estudo empírico foi realizado por meio da análise de 16 relatórios de Estágio Supervisionado. Os resultados revelaram que, inseridos num contexto tradicional, os estagiários parecem construir discursos ambíguos que não apenas perpetuam um discurso tradicional como também buscam ressignificar esse discurso no sentido de trazer novas possibilidades de desenvolver o seu trabalho.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores que publicam na Revista Conexões: Ciência e Tecnologia concordam com os seguintes termos: Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob uma licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY -NC-SA 4.0) . Nossos artigos estão disponíveis gratuitamente e gratuitamente, com privilégios para atividades educacionais, pesqueiras e não comerciais.