International Mathematical Olympiad (IMO) e situações didáticas olímpicas: uma abordagem para o estudo dos triângulos com arrimo do geogebra

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21439/conexoes.v18i0.3491

Palavras-chave:

situação didática, olimpíada de matemática, GeoGebra, teoria das situações didáticas

Resumo

As Olimpíadas de Matemática, apesar de terem se tornado mais populares nos últimos anos, não alcançam grande parte dos estudantes e professores de matemática, que por sua vez consideram tais testes com um nível de dificuldade muito elevado. Assim, o objetivo deste trabalho é propor uma abordagem para a resolução de questões de nível olímpico com o uso da tecnologia, que neste caso é o software GeoGebra. Para resolver questões olímpicas, o estudante precisa de criatividade e autonomia, ao passo que desenvolve o conhecimento com base em suas experiências e conhecimentos prévios. Nesse sentido, estruturou-se uma proposta de ensino amparada na Teoria das Situações Didáticas (TSD), que tem como foco a preparação de um ambiente por meio de situações fundamentais, para que o estudante, estando no centro do processo de ensino e aprendizagem, seja capaz de investigar e se apropriar do conhecimento. O software GeoGebra entrou como recurso para construir, visualizar e manipular elementos, bem como para potencializar as investigações, provas e demonstrações matemáticas requeridas neste nível de questão. A metodologia adotada foi a pesquisa básica e exploratória, dado o caráter de pesquisa em fase experimental. Como resultado parcial, estruturou-se uma situação didática voltada para o Ensino de Geometria em nível olímpico, amparada na TSD e no conceito de Situação Didática Olímpica (SDO), proposto por Alves (2020), que preconiza as dialéticas da TSD associadas a um ambiente de aprendizagem voltado para a exploração de problemas olímpicos.

Biografia do Autor

Joelma Alves Rodrigues, Instituto Federal do Ceará

Graduada em Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). Pós-Graduada em Gestão, Coordenação, Planejamento e Avaliação Escolar pelo Centro Universitário Inta (UNINTA). Especialista em Ensino de Matemática pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Mestranda em Ensino de Ciências e Matemática pelo Instituto Federal de Educação Ciências e Tecnologia do Ceará (IFCE), somente aguardando a data da defesa da dissertação. Professora efetiva da rede municipal de ensino da cidade de Sobral. Experiência como bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID).

Francisco Régis Vieira Alves, Instituto Federal do Ceará

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Ceará, Bolsista de produtividade do CNPQ – PQ2. Professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática do IFCE, Professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Federal do Ceará. Professor permanente do Programa de Pós-Graduação do Mestrado Profissional em Educação profissional tecnológica. Professor titular do IFCE – departamento de Matemática e Física. Coordenador acadêmico do Doutorado em rede RENOEN, polo IFCE. Líder do Grupo de Pesquisa CNPQ Ensino de Ciências e Matemática. Página pessoal: https://ifce.academia.edu/RegisFrancisco/Journal-Articles. Endereço para correspondência: Avenida Treze de Maio, 2081, 60040-215, Fortaleza, Ceará, Brasil. E-mail: fregis@ifce.edu.br .

Renata Teófilo de Sousa, Secretaria de Educação do Estado do Ceará

Mestra em Ensino de Ciências e Matemática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará – IFCE campus Fortaleza. Especialista em Ensino de Matemática (UVA), Qualificação em Ensino de Matemática no Estado do Ceará (UFC), Didática e Metodologias Ativas na aprendizagem e MBA em Gestão Escolar (UniAmérica). Professora da Secretaria de Educação Básica do Estado do Ceará – EEEP Professora Lysia Pimentel Gomes Sampaio Sales.

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Publicado

10-07-2024

Como Citar

Rodrigues, J. A., Alves, F. R. V., & Sousa, R. T. de. (2024). International Mathematical Olympiad (IMO) e situações didáticas olímpicas: uma abordagem para o estudo dos triângulos com arrimo do geogebra. Conexões - Ciência E Tecnologia, 18, e022015. https://doi.org/10.21439/conexoes.v18i0.3491

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Seção

Seção de Ciência Exatas e da Terra

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