IMPLICAÇÕES DA TEORIA DAS REPRESENTAÇÕES SEMIÓTICAS NO ENSINO DO CÁLCULO

Autores

  • Francisco Regis Vieira Alves Instituto Federal de Educação, Ciencia e Tecnologia do Estado do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.21439/conexoes.v6i3.386

Resumo

Este artigo apresenta e discute alguns elementos relacionados à Teoria das Representações Semióticas. Sua pertinência se destaca no ensino/aprendizagem de Cálculo Diferencial e Integral, tendo em vista que a citada teoria proporciona um viés de explicação e descrição para diversos fenômenos vinculados ao amplo conjunto de representações e simbologias da quase totalidade dos objetos conceituais do Cálculo. Assim, descrevem-se ao longo do texto algumas noções formuladas por Duval (1996; 1991) e interpretam-se algumas situações-problema neste contexto de ensino/aprendizagem, com a intenção precípua de salientar alguns elementos de natureza cognitiva, quando comparados a outros elementos de natureza lógico-matemática. Acentuam-se alguns casos específicos do Cálculo, comparando-se o ensino restrito ao lápis/papel com um ensino apoiado num recurso computacional, realçando-se as aplicações das noções de formação, tratamento e conversão de registros, formuladas por Duval.

Biografia do Autor

Francisco Regis Vieira Alves, Instituto Federal de Educação, Ciencia e Tecnologia do Estado do Ceará

Departamento de Matemática. Estudos e pesquisa em Educação Matemática, com enfase no ensino em nível acadêmico. Teorias cognitivas e Tecnologias no ensino de Matemática; Filosofia da Matemática e Historia da Matemática.

Downloads

Publicado

03-05-2012

Como Citar

Alves, F. R. V. (2012). IMPLICAÇÕES DA TEORIA DAS REPRESENTAÇÕES SEMIÓTICAS NO ENSINO DO CÁLCULO. Conexões - Ciência E Tecnologia, 6(3). https://doi.org/10.21439/conexoes.v6i3.386

Edição

Seção

Artigos