ENGENHARIA DIDÁTICA PARA DISCUSSÃO GEOMÉTRICA E RESOLUÇÃO DE EQUAÇÕES DE 1º GRAU: ANÁLISES PRELIMINARES E A PRIORI

Autores

  • Guttenberg Sergistótanes Santos Ferreira Instituto Federal do Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará Campus Juazeiro do Norte
  • Francisco Régis Vieira Alves Instituto Federal do Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará Campus Fortaleza

DOI:

https://doi.org/10.21439/conexoes.v9i4.986

Resumo

Neste artigo discutimos uma metodologia para resolução de equações de 1o grau com viés geométrico, através do Teorema de Tales. Este modelo trata da localização do zero de equações afins através de elementos da Geometria Plana. Ademais, apresentamos considerações sobre a Engenharia Didática, e descrevemos apenas as etapas iniciais: análises preliminares, e construção e análises a priori, ao passo que discutimos uma situação problema para aplicação em sala de aula. A descrição das etapas iniciais da Engenharia Didática prevê explorar os aspectos investigativos no estudante possibilitando a experimentação matemática através de situações didáticas de ensino, inclusive com uso recursos tecnológicos utilizando o GeoGebra e ainda no contexto de investigação histórica. Com isto, este trabalho objetivou realizar estudo contextualizado e geométrico sobre resolução de equações de 1o grau e sua aplicação junto a discentes através da teoria da Engenharia Didática, tratando-se de uma revisão bibliográfica.

Referências

ALMOULOUD, S.; COUTINHO, C. Q. S. Engenharia Didática: características e seus usos em trabalhos apresentados no GT-19 / ANPEd. Revemat: Revista Eletrônica de Educação Matemática, v. 3, n. 1, p. 62–77, 2008.

ALMOULOUD, S. A. Fundamentos da didática da matemática. Florianópolis: Editora UFPR, 2007.

ALVES, F. R. V. Engenharia didática para o teorema da função implícita: análises preliminares e a priori. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, v. 7, n. 3, p. 148–168, 2014.

BOYER, C. B.; PÉREZ, M. M. Historia de la matemática. 3. ed. São Paulo: Ed. Blucher, 2010.

CARNEIRO, V. C. G. Engenharia didática: um referencial para ação investigativa e para formação de professores de matemática. Zetetike, Campinas, v. 13, n. 23, p. 85–118, 2005.

CONTADOR, P. R. M. Matemática: uma breve história. São Paulo: Editora Livraria da Fisica, 2008. v. 1 e 2.

DANTE, L. R. Matemática. São Paulo: Ática, 2004. EVES, H. W. Introdução à história da matemática. 6. ed. Campinas: Unicamp, 2004.

FERREIRA, G. S. S. Equações algébricas: aspectos históricos e um estudo sobre métodos algébricos, geométricos e computacionais de solução. Dissertação (Mestrado) — Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2014.

GIOVANNI, J. R.; BONJORNO, J. R.; GIOVANNI JUNIOR, J. R. Matemática completa. São Paulo: Editora FTD, 2005. v. 1, 2 e 3.

MACHADO, S. D. A. Engenharia didática. In: MACHADO, S. D. A. (Ed.). Educação Matemática. uma Introdução. São Paulo: PUC-SP, 2002. p. 197–208.

MARCONDES, C. A.; GENTILL, N.; GRECO, S. E. Matemática. São Paulo: Editora Ática, 2003. PAIVA, M. Matemática. Moderna, São Paulo, 2005.

POMMER, W. M. A Engenharia Didática em sala de aula: Elementos básicos e uma ilustração envolvendo as Equações Diofantinas Lineares. São Paulo: [s.n.], 2013. Disponível em: < http://stoa.usp.br/wmpommer/files/3915/20692/Livro+Eng%C2%AA+Did%C3%A1tica+2013.pdf >. Acesso em: 20 set 2015.

SILVA, C. X.; BARRETO FILHO, B. Matemática aula por aula: ensino médio. São Paulo: Editora FTD, 2005. v. 1, 2 e 3.

SMOLE, K. S.; DINIZ, M. I. S. V. Matemática – ensino médio. São Paulo: Editora Saraiva, 2005. v. 1, 2 e 3.

Downloads

Publicado

23-05-2016

Como Citar

Ferreira, G. S. S., & Alves, F. R. V. (2016). ENGENHARIA DIDÁTICA PARA DISCUSSÃO GEOMÉTRICA E RESOLUÇÃO DE EQUAÇÕES DE 1º GRAU: ANÁLISES PRELIMINARES E A PRIORI. Conexões - Ciência E Tecnologia, 9(4), 78–82. https://doi.org/10.21439/conexoes.v9i4.986