UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA EM PERIÓDICOS DA ÁREA DE EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA E ENSINO DE FÍSICA SOBRE TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21439/conexoes.v17i0.2806

Palavras-chave:

Ensino de Ciências, Tecnologias, Pandemia, Ensino e Aprendizagem

Resumo

A pesquisa que segue tem caráter bibliográfico, de natureza qualitativa, seguindo a Análise de Conteúdo, que tem como proposta investigar o que as pesquisas já realizadas apresentam em torno das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC), visualizando nesses artigos a temática, os recursos e as metodologias empregadas, bem como o público alvo e a área em questão. Assim, optou-se pela seleção de 17 revistas com qualisA (quadriênio anterior 2013-2016) na avaliação proposta pela CAPES das áreas de Educação em Ciências e Matemática e Ensino de Física, traçando um comparativo com um importante referencial da área, na tentativa de evidenciarmos avanços e/ou retrocessos nas concepções acerca das TDIC e assim, visualizarmos no que avançamos e no que retrocedemos ou estagnamos em relação as novas perspectivas ligadas às tecnologias. Como resultados, evidenciamos categorias acerca das dificuldades existentes para integrar as TDIC nos espaços de ensino. Contudo, visualizamos também diferentes possibilidades didáticas no contexto das tecnologias, apontando a pandemia como um importante marco para a efetivação das TDIC nos processos de ensino e aprendizagem.

Biografia do Autor

Eduarda da Silva Lopes, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)

Formada em licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS, campus Cerro Largo) e em Pedagogia pelo Centro Universitário Internacional (UNINTER). Mestra em Ensino de Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências (PPGEC/UFFS). Atualmente é Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGEDUCEM) da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e Professora de Ciências e Biologia no Governo do Estado do Rio Grande do Sul.

Dioni Paulo Pastorio, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Possui graduação em Física Licenciatura Plena pela Universidade Federal de Santa Maria (2011), Mestrado no Programa de Pós Graduação Educação em Ciências pela Universidade Federal de Santa Maria (2014) e doutorado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde pela Universidade Federal de Santa Maria (2018). Atualmente é professor adjunto A da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de ensino de física desenvolvendo trabalhos a partir de tecnologias de informação e comunicação (TIC). Ainda tem interesse de pesquisas em metodologias ativas, em especial o Just in Time Teaching, o Peer Instruction e Resolução de Problemas. É orientador de Pós Graduação em dois PPG de Ensino de Física: UFRGS e UFSM.

Downloads

Publicado

28-12-2023

Como Citar

Lopes, E. da S., & Pastorio, D. P. (2023). UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA EM PERIÓDICOS DA ÁREA DE EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA E ENSINO DE FÍSICA SOBRE TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO. Conexões - Ciência E Tecnologia, 17, e022021. https://doi.org/10.21439/conexoes.v17i0.2806

Edição

Seção

Seção de Ciências Humanas

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.