O DESENVOLVIMENTO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS CIENTÍFICAS NO BRASIL: BREVE RELATO E COMENTÁRIOS SOBRE SUAS POTENCIALIDADES
DOI:
https://doi.org/10.21439/conexoes.v10i3.811Resumo
Este trabalho reflete sobre a importância das políticas públicas científicas, sob uma perspectiva do histórico brasileiro. Faz primeiro um estudo sobre o que se entende por políticas públicas e o ciclo de vida que geralmente possuem (identificação do problema; conformação de agenda; formulação; implementação; avaliação; extinção). Na sequência, há um breve relato de como as políticas públicas científicas foram ganhando espaço na agenda pública brasileira ao longo dos anos, a partir de meados dos anos 80 até os dias atuais e por último, as transformações que essas políticas podem ocasionar na sociedade de uma maneira geral, considerando a importância da Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) na atualidade. O trabalho utilizou-se de revisão bibliográfica, baseando-se nos trabalhos de Dias (2012), Secchi (2012); é descritivo, monográfico e de caráter qualitativo. Os resultados demonstram que as políticas públicas científicas brasileiras foram desenvolvidas ao longo das décadas de forma incipiente, dentro das possibilidades orçamentárias, estando por muitas vezes em segundo plano devido a problemas políticos e/ou econômicos que precisavam de medidas e investimentos urgentes. Portanto, a política brasileira científica foi desenvolvida com atraso em comparação a outros países e mantém-se até hoje longe da porcentagem de investimento ideal para resultar em desenvolvimento satisfatório científico e dentro das necessidades do país. Portanto há ainda muito a investir e a crescer dentro das políticas de C&T no Brasil.
Referências
BARROS, H. L. d. Um novo papel da divulgação da ciência: rumo a um contrato tecnológico. Educação Científica e desenvolvimento: o que pensam os cientistas., Instituto Sangari, p. 112–117, 2005. Instituto Sangari.
CALDAS, G. Políticas públicas de c&ti na agenda social? Com Ciência Ambiental, p. 94–97, junho 2010a.
_____. Divulgação científica e relações de poder. Informação e Informação, v. 15, n. esp, p. 31–42, 2010b.
DAGNINO, R. Ciência e tecnologia no Brasil: o processo decisório e a comunidade de pesquisa. : Campinas: Editora Unicamp, 2007.
DEMO, P. Pesquisa e informação qualitativa: Aportes Metodológicos. Campinas: Papirus, 2001.
DIAS, R. de B. Sessenta anos de política científica e tecnológica no Brasil. Campinas: Editora da Unicamp, 2012.
MENEZES, L. C. d. Cultura científica na sociedade pós-industrial. Educação Científica e desenvolvimento: o que pensam os cientistas, Instituto Sangari, Brasília: UNESCO, p. 159, 2005.
PAVAN, C. Investimento, ciência e educação. Educação Científica e Desenvolvimento: o que pensam os cientistas, Instituto Sangari, Brasília: UNESCO, p. 94–98, 2005.
SANTAELLA, L. Comunicação e pesquisa: projetos para mestrado e doutorado. : São Paulo: Hacker Editores, 2001.
SECCHI, L. Políticas públicas: conceitos, esquemas de análise, casos práticos. São Paulo: Cengage Learning, 2012.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores que publicam na Revista Conexões: Ciência e Tecnologia concordam com os seguintes termos: Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob uma licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY -NC-SA 4.0) . Nossos artigos estão disponíveis gratuitamente e gratuitamente, com privilégios para atividades educacionais, pesqueiras e não comerciais.