Dados circulares: tratamento, análise e uma aplicação a dados reais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21439/conexoes.v18i0.3300

Palavras-chave:

estatística circular, dados circulares, von mises, cardioide

Resumo

A Estatística Circular é um ramo importante da Estatística que tem sido necessário em diversos campos científicos. As técnicas de análise de dados na reta mostram-se inadequadas para o tratamento de dados circulares e assim, novas técnicas de medida de tendência central e dispersão foram desenvolvidas, como o ângulo médio, mediana, variância e desvio padrão. Além disso, há gráficos específicos para representação de dados circulares como o histograma linear, histograma angular, diagrama de rosas e gráfico de dispersão e distribuições circulares importantes para o estudo da distribuição de dados circulares como a von Mises e a Cardioide. O intuito deste trabalho é apresentar conceitos da Estatística Circular com o propósito de divulgar e motivar o uso de suas ferramentas, após um levantamento bibliográfico, além de ilustrar a aplicação de algumas dessas ferramentas por meio de um exemplo real onde as direções das cidades de origem dos alunos do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal do Norte do Tocantins serão analisadas. No estudo de tais direções, a estimação dos parâmetros dos modelos von Mises e Cardioide serão estimados computacionalmente pelo método da máxima verossimilhança, via o software RStudio.

Biografia do Autor

Fernanda Vital de Paula, Universidade Federal do Norte do Tocantins

Graduação em Licenciatura em Matemática Mestrado em Estatística Aplicada e Biometria Doutora em Estatística Docente do Curso de Licenciatura em Matemática Campus de Araguaína, na Universidade Federal do Norte do Tocantins

Thafne Sirqueira Carvalho, Universidade de Brasília

Graduação em Licenciatura em Matemática na Universidade Federal do Norte do Tocantins. Mestranda em Matemática na Universidade Federal de Brasília.

Referências

ABRAHAO, M. H. M. A Aventura (Auto) Biográfica: teoria e empiria. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2004.

NEVES, M. R. Modelos para séries temporais de dados circulares. Tese (Tese de doutorado) — Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015.

PAN, L.; TOMLINSON, A.; KOLOYDENKO, A. A. Time pattern analysis of malware by circular statistics. In: IEEE. 2017 ACM/IEEE Symposium on Architectures for Networking and Communications Systems (ANCS). Beijing, China, 2017. p. 119–130.

PAULA, F. V. de. Extended circular distributions: mathematical properties, inference and regression model. Tese (Tese de doutorado) — Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2018.

PEWSEY, A.; NEUHÄUSER, M.; RUXTON, G. D. Circular statistics in R. United Kington: Oxford University Press, 2013.

SOARES, V. O Feminismo e o Machismo na percepção das mulheres brasileiras. In: VENTURINI, G.; RECAMAN, M.; OLIVEIRA, S. (Ed.). A Mulher Brasileira nos espaços público e privado. São Paulo: Editora Perseu Abramo, 2004.

VIFTRUP, S. S.; KUMARAPPAN, V.; TRIPPEL, S.; STAPELFELDT, H.; HAMILTON, E.; SEIDEMAN, T. Holding and spinning molecules in space. Physical review letters, APS, v. 99, n. 14, p. 143602, 2007.

Downloads

Publicado

09-08-2024

Como Citar

Vital de Paula, F., & Sirqueira Carvalho, T. (2024). Dados circulares: tratamento, análise e uma aplicação a dados reais. Conexões - Ciência E Tecnologia, 18, e022019. https://doi.org/10.21439/conexoes.v18i0.3300

Edição

Seção

Seção de Ciência Exatas e da Terra

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.