Análise exploratória e preditiva de padrões de uso em videoconferências

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21439/conexoes.v19.3671

Palavras-chave:

Análise exploratória de dados, visualização de dados, aprendizagem de máquina, videoconferência

Resumo

Ferramentas de videoconferência facilitam a comunicação, oferecendo recursos úteis como o compartilhamento de imagem, voz e arquivos. Sua popularidade intensificou nos últimos anos, uma vez que muitas atividades passaram a ser realizadas de forma remota com o suporte desse tipo de tecnologia. Na educação, ferramentas de videoconferência são usadas para aulas a distância, reuniões, palestras e eventos científicos. O ConferênciaWeb é uma ferramenta de videoconferência desenvolvida e mantida pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP). Ela foi projetada para atender às demandas dos setores de ensino e pesquisa, sendo usada por muitas instituições de ensino superior, professores, pesquisadores e estudantes de todo o país. Este trabalho tem por objetivo explorar os dados registrados durante o uso do ConferênciaWeb, analisando a atividade dos usuários e a qualidade da sua experiência durante o uso da ferramenta. Os dados foram obtidos junto à RNP, contendo registros de mais de 18 milhões de usuários dos últimos quatro anos. Após o pré-processamento e preparação dos dados, foram aplicadas técnicas de visualização para a análise exploratória dos dados. Com isso, foi possível extrair informações relevantes, como o comportamento dos usuários em relação ao uso dos recursos oferecidos pela ferramenta e padrões nas avaliações da experiência de uso. Além disso, foram explorados algoritmos de classificação para a predição da qualidade da experiência do usuário. Em particular, foram aplicados modelos de random forest com acurácias médias de até 86%, além de analisadas as variáveis mais importantes para a tarefa preditiva. Os resultados alcançados a partir desta pesquisa permitem extrair informações relevantes para a tomada de decisão tanto por parte dos desenvolvedores da ferramenta, quanto dos usuários responsáveis por sua aplicação em atividades de ensino e pesquisa.

Biografia do Autor

Marcelo de Souza, undefined Universidade do Estado de Santa Catarina

É Professor Adjunto do Departamento de Engenharia de Software da Universidade do Estado de Santa Catarina. Possui mestrado e doutorado em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, e graduação em Bacharelado em Sistemas de Informação pela Universidade do Estado de Santa Catarina, com período sanduíche realizado na Universidade de León (Espanha). Também atuou como pesquisador visitante na Alliance Manchester Business School da Universidade de Manchester (Reino Unido). Trabalha nas áreas de algoritmos, otimização combinatória e inteligência artificial, com ênfase no desenvolvimento de técnicas para projeto e configuração automáticos de algoritmos.

Downloads

Publicado

23-10-2025

Como Citar

Souza, M. de. (2025). Análise exploratória e preditiva de padrões de uso em videoconferências. Conexões - Ciência E Tecnologia, 19, e025029. https://doi.org/10.21439/conexoes.v19.3671

Edição

Seção

Seção de Engenharias

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.