UM MÉTODO DE APOIO À GESTÃO PARA ANÁLISE DAS CONDIÇÕES DE ADERÊNCIA EM PAVIMENTOS AEROPORTUÁRIOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21439/conexoes.v17i0.2905

Palavras-chave:

PPD, Coeficiente de atrito, Macrotextura, Estruturação de dados

Resumo

Em termos do gerenciamento eficiente das condições de aderência dos pavimentos aeroportuários brasileiros, a inexistência de uma adequada organização e compreensão dos dados coletados, com vistas à obtenção de informações precisas e confiáveis, ainda é uma dificuldade a ser superada. Diante disso, o objetivo deste estudo é analisar os dados disponíveis das condições de aderência, em pistas de pouso e decolagem de pavimentos aeroportuários nacionais. Realizou-se um estudo de caso, usando-se dados de três pistas de pouso e decolagem (PPD) de diferentes aeroportos. Iniciou-se com uma investigação preliminar dos dados existentes, com recorte temporal de 2015 e 2021. A escolha dos aeroportos ocorreu mediante sua espacialização no território brasileiro e, da quantidade de relatórios disponíveis. Usou-se diferentes técnicas estatísticas e de análise visual para uma melhor compreensão e visualização das informações. Para as PPD avaliadas os dados de coeficiente de atrito tiveram maior homogeneidade, com menores coeficientes de variação, em relação à macrotextura, fato que pode estar relacionado à forma de execução do ensaio utilizado para a obtenção da macrotextura. Com base na distribuição dos dados e a alta quantidade de valores extremos (outliers), considera-se que a mediana pode representar melhor os dados de aderência. Assim, a reestruturação do banco de dados possibilitou a criação de um Dashboard e, a consequente visualização das informações para o período considerado. Portanto, a adequada sistematização permitiu uma melhor compreensão dos dados disponíveis, de modo a auxiliar no processo de tomada de decisão, quanto às atividades de fiscalização, regulação e manutenção dos pavimentos aeroportuários.

Biografia do Autor

Aldaianny de Oliveira Maia, Universidade Federal do Ceará

Engenheira Civil pela Universidade Federal do Ceará (2019), mestranda em Engenharia de Transportes pelo Programa de Pós Graduação em Engenharia de Transportes (PETRAN) da UFC na área de concentração de infraestrutura de transportes e linha de pesquisa de Gerência de Pavimentos.

Francisco Heber Lacerda de Oliveira, Universidade Federal do Ceará / Professor Adjunto do Departamento de Engenharia de Transportes (DET)

Doutor em Engenharia de Transportes (2016) pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Transportes da Universidade Federal do Ceará (PETRAN/UFC). Professor Adjunto do Departamento de Engenharia de Transportes da Universidade Federal do Ceará (DET/UFC).

Carlos Augusto Uchôa da Silva, Universidade Federal do Ceará / Professor Titular do Departamento de Engenharia de Transportes (DET)

Doutor em Engenharia Civil pela Escola de Engenharia de São Carlos-EESC/Universidade de São Paulo-USP(2003), Mestre em Engenharia de Transportes pela EESC/USP(2000), Especialista em Estradas e Aeroportos pela Universidade Federal do Pará-UFPA(1996), Engenheiro Civil pela UFPA(1991) e Técnico em Edificações pela ETFPA(1986). Atualmente é professor titular no Departamento de Engenharia de Transportes-DET, do Centro de Tecnologia-CT, da Universidade Federal do Ceará-UFC.

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Publicado

28-12-2023

Como Citar

Maia, A. de O., Oliveira, F. H. L. de, & Silva, C. A. U. da. (2023). UM MÉTODO DE APOIO À GESTÃO PARA ANÁLISE DAS CONDIÇÕES DE ADERÊNCIA EM PAVIMENTOS AEROPORTUÁRIOS. Conexões - Ciência E Tecnologia, 17, e022016. https://doi.org/10.21439/conexoes.v17i0.2905

Edição

Seção

Seção de Engenharias

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