A Influência do desenvolvimento de jogos digitais autorais na aprendizagem conceitual de licenciandos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21439/conexoes.v18i0.3701

Palavras-chave:

Ensino, Jogo, Licenciatura, Tecnologia, Aprendizagem

Resumo

A pouca utilização e a escassa reflexão sobre os conceitos de Tecnologia e das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) são problemas recorrentes nas Licenciaturas. O objetivo é analisar de que forma os licenciandos de uma Instituição Pública de Educação Superior (IPES) transformam a compreensão sobre os conceitos de Tecnologia e TDIC a partir do desenvolvimento de Materiais Autorais Digitais Educacionais (MADEs) no formato de jogos dentro de um contexto tecnodocente. A pesquisa qualitativa se caracteriza como Estudo de Caso e se aplica com 30 sujeitos. Na coleta de dados são aplicados dois questionários: Sondagem e a Posteriori para análise comparativa dos conhecimentos dos licenciandos sobre os conceitos de Tecnologia e TDIC. Diante da interpretação direta dos textos produzidos, a aprendizagem é classificada como: em processo, problemática, estagnada ou finalizada. Constatou-se que o desenvolvimento dos MADEs influenciou a aprendizagem da maioria dos licenciandos de forma positiva, colocando-os em processo, diante da superação das dificuldades e do aprofundamento conceitual.

Biografia do Autor

Robson Carlos Loureiro, Universidade Federal do Ceará

Estudioso de Linguagens Oraculares (1981) GRADUADO em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul foco em Filosofia da Educação(1984) ESPECIALISTA em Educação a Distância pela Universidade de Brasília (1998) MESTRE em Educação pela Universidade Federal do Ceará (1998) - Avaliação de Softwares Educativos e Aplicáveis à Educação DOUTOR em Educação pela Universidade Federal do Ceará (2010) - Avaliação de Comunidades Virtuais de Aprendizagem Docente e pesquisador nas áreas de Tecnodocência, Gamificação, Filosofia da Tecnologia e Educação e Espiritualidade.

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Publicado

03-10-2024

Como Citar

Lima, L. de, & Loureiro, R. C. (2024). A Influência do desenvolvimento de jogos digitais autorais na aprendizagem conceitual de licenciandos. Conexões - Ciência E Tecnologia, 18, e022029. https://doi.org/10.21439/conexoes.v18i0.3701

Edição

Seção

Seção da área multidisciplinar

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