OS MANGUEZAIS E OS LIVROS DIDÁTICOS NO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA ANÁLISE DE CONTEÚDO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21439/conexoes.v16i0.2250

Palavras-chave:

Ambiente Escolar. Educação Ambiental. Livros Didáticos. Mangue

Resumo

Considerando a importância ecológica, econômica e social do manguezal e como as ações humanas afetam a sua manutenção, e consequentemente, a vida de famílias ribeirinhas que sobrevivem dos recursos advindos do ecossistema, e sua proximidade de diversas escolas no país, o presente trabalho surgiu da necessidade de aproximar o ambiente manguezal do contexto da sala de aula. Assim, o objetivo foi avaliar a relevância do conteúdo abordado sobre o ecossistema manguezal nos livros didáticos utilizados pelos docentes e discentes, nas escolas de ensino fundamental no município de Acaraú, Ceará. Foram avaliadas seis coleções de livros, do 1° ao 9° ano do fundamental, independentemente da disciplina. Através da análise constatou-se que apenas duas coleções abordavam o tema de forma adequada e que à abordagem ficou concentrada na disciplina de ciências e geografia, quando deveriam estar presentes em todas as práticas da escola e em todos os componentes curriculares para o exercício pleno da Educação Ambiental, conforme previsto na legislação. Acreditamos que a falta de interdisciplinaridade e a transversalidade dos conteúdos relacionados ao manguezal abordados nos livros didáticos, pouco contribui para a formação de sujeitos críticos, participativos e capazes de uma mudança de atitude frente às questões ambientais e a crise que os manguezais estão enfrentando.

Biografia do Autor

Marcos Roberto Santos, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará

Mestrando em Tecnologia e Gestão Ambiental, Especialista em meio Ambiente e Desenvolvimento Regional, pela Instituição Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Ceará (2019). Licenciado em Ciências biológicas pela Instituição Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Ceará (2016). Bolsista voluntário no Laboratório de Ecologia de Manguezais (Ecomangue) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - Campus Acaraú. Tem experiência na área de Biologia Geral, Ecologia de Ecossistemas, Biologia Marinha, Educação Ambiental, com ênfase em Ecologia de Ecossistemas de Manguezais e experiência malacológica com moluscos de água doce, ambientes limnícos .

Downloads

Publicado

10-05-2022

Como Citar

Santos, M. R., & Maia, R. C. (2022). OS MANGUEZAIS E OS LIVROS DIDÁTICOS NO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA ANÁLISE DE CONTEÚDO. Conexões - Ciência E Tecnologia, 16, e022018. https://doi.org/10.21439/conexoes.v16i0.2250

Edição

Seção

Seção de Ciências Biológicas

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)