Educação Ambiental nos Livros Didáticos Adotados no Ensino Fundamental pelo Município de Acaraú–Ceará

Autores

  • Maria José de Oliveira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), Campus Acaraú
  • Eugênio Pacelli Nunes Brasil de Matos Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), Campus Acaraú

DOI:

https://doi.org/10.21439/conexoes.v12i3.1103

Palavras-chave:

Ambiente escolar. Temática ambiental. Tema transversal.

Resumo

Discutir sobre os problemas ambientais torna-se cada vez mais pertinente, tendo em vista a crise ambiental que o planeta enfrenta. Uma maneira para favorecer discussões sobre o assunto é inserir essa temática no âmbito educativo. Dessa forma, reconhecem-se nesse trabalho os livros didáticos como uma possibilidade para inserção da educação ambiental no espaço escolar, uma vez que eles são uma das maiores ferramentas de apoio utilizadas pelos professores e alunos nas escolas. Portanto, o presente trabalho teve como objetivo, analisar os conteúdos relacionados à educação ambiental presentes nos livros didáticos adotados pelo município de Acaraú-Ceará em diferentes disciplinas no ensino fundamental. A metodologia foi baseada na técnica de análise de conteúdo, onde realizou-se a leitura de vinte e dois livros didáticos utilizados de primeiro ao quinto ano em cinco disciplinas do ensino fundamental e posteriormente os dados encontrados foram agrupados em categorias temáticas. Verificou-se que existe uma distribuição bastante desigual do tema transversal de meio ambiente nas diferentes disciplinas. Ciências foi a disciplina que mais apresentou trechos com referência a natureza e ambiente seguida por geografia e a disciplina que menos fez referência a aspectos ambientais foi história. Apesar da abordagem em todas as disciplinas o que se observou foi que na maioria das vezes não há uma intencionalidade de promover a reflexão indivíduo x ambiente, ou seja, ocorrendo de maneira desvinculada da realidade do aluno, sem contextualização e sem haver uma abordagem crítica acerca das questões ambientais.

Biografia do Autor

Maria José de Oliveira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), Campus Acaraú

Eugênio Pacelli Nunes Brasil de Matos, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), Campus Acaraú

Downloads

Publicado

21-12-2018

Como Citar

de Oliveira, M. J., & Nunes Brasil de Matos, E. P. (2018). Educação Ambiental nos Livros Didáticos Adotados no Ensino Fundamental pelo Município de Acaraú–Ceará. Conexões - Ciência E Tecnologia, 12(3), 52–61. https://doi.org/10.21439/conexoes.v12i3.1103

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.