AVALIAÇÃO DA SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL DO CULTIVO DE PEIXES ORNAMENTAIS COM REUSO DE ÁGUA

Autores

  • Emanuel Soares dos Santos IFCE- Campus Acaraú.
  • Rafahel Marques Macêdo Fontenele Universidade Federal do Ceará
  • Francisco Suetônio Bastos Mota Universidade Federal do Ceará
  • André Bezerra dos Santos Universidade Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.21439/conexoes.v9i3.829

Resumo

A presente pesquisa teve como objetivo avaliar a sustentabilidade da utilização de esgotos domésticos tratados na criação do peixe ornamental molinésia Poecilia sp. por meio do Índice de Sustentabilidade Ambiental para Reuso em Aquicultura (ISARA) proposto. Foram testados três tratamentos: ET – abastecido com esgoto tratado em lagoas de estabilização; ED – abastecido com esgoto tratado e água bruta diluídos em iguais proporções; AB – abastecido com água bruta. Nos tratamentos abastecidos com esgoto doméstico tratado não foi ofertado ração. O esgoto doméstico utilizado foi o efluente final de um sistema de lagoas de estabilização, e a água bruta proveniente de fonte subterrânea. O ISARA foi calculado utilizando os valores normalizados (0 a 1) dos indicadores de qualidade de água, taxas de sobrevivência, de reúso de água e de uso de ração; estabelecendo pesos varian­do de zero a três a cada um deles, conforme sua importância. O resultado de ISARA para o tratamento AB (0,36) foi o mais baixo entre os tratamentos testados, podendo o cultivo nestes moldes ser considerado como de baixa sustentabilidade. O tratamento ET apresentou ISARA de 0,45, este resultado ficou um pouco abaixo do apresentado pelo tratamento ED (0,51), estando os dois tratamentos classificados como atividade de média sustentabilidade. Os resultados obtidos com o uso do Índice de Sustentabilidade Ambiental para Reuso em Aquicultura (ISARA) apontam o cultivo do peixe ornamental Poecilia sp. realizado com uso de esgoto doméstico tratado diluído e sem fornecimento de ração como a opção mais sustentável dentre as alternativas testadas.

Biografia do Autor

Emanuel Soares dos Santos, IFCE- Campus Acaraú.

Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) campus Acaraú, Doutor em Engenharia Civil na Área de Concentração em Saneamento Ambiental pela Universidade Federal do Ceará (2012), Mestre (2008) e Bacharel em Engenharia de Pesca (2005) pela mesma universidade. Tem experiência na área de Aquicultura e Meio Ambiente, com ênfase em Piscicultura, atuando principalmente nos seguintes temas: reúso de água e uso de efluentes, limnologia e avaliação qualitativa de recursos hídricos. Líder do Grupo de Pesquisa em Aquicultura do IFCE. Membro do Comitê de Ética no Uso de Animais do IFCE. Coordenador do Curso Técnico em Aquicultura do IFCE campus Acaraú.

Rafahel Marques Macêdo Fontenele, Universidade Federal do Ceará

Doutorando em Engenharia Civil na Área de Concentração em Saneamento Ambiental pela Universidade Federal do Ceará (2011, em curso), mestre (2011) em Engenharia Civil na Área de Concentração em Saneamento Ambiental pela Universidade Federal do Ceará e bacharel em Engenharia de Pesca pela Universidade Federal do Ceará (2008). Tem experiência na área de Saneamento Ambiental e Engenharia de Pesca, com ênfase na área de Reúso de Águas na Piscicultura Continental.

Francisco Suetônio Bastos Mota, Universidade Federal do Ceará

Engenheiro Civil pela Universidade Federal do Ceará. Mestre em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo e Doutor em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo. Professor Titular da Universidade Federal do Ceará, desenvolvendo atividades junto aos Cursos de Graduação em Engenharia Civil e Engenharia Ambiental e Curso de Pós Graduação (Mestrado e Doutorado) em Engenharia Civil, áreas de concentração em Saneamento Ambiental e Recursos Hídricos.

André Bezerra dos Santos, Universidade Federal do Ceará

Possui graduação em Engenharia Civil (Magna cum Laude) pela Universidade Federal do Ceará (1998), mestrado em Engenharia Civil (Saneamento Ambiental) pela Universidade Federal do Ceará (2001) e doutorado em Saneamento Ambiental - Wageningen University, Holanda (2005). No ano de 2008, concluiu uma especialização em Ecological Sanitation pelo Stockholm Environment Institute, Suécia. Atualmente é professor Associado I do Departamento de Engenharia Hidráulica da Universidade Federal do Ceará, Pesquisador nível 1D do CNPq e Coordenador do Laboratório de Saneamento (Labosan) do DEHA/UFC.

Downloads

Publicado

12-08-2015

Como Citar

Santos, E. S. dos, Fontenele, R. M. M., Mota, F. S. B., & Santos, A. B. dos. (2015). AVALIAÇÃO DA SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL DO CULTIVO DE PEIXES ORNAMENTAIS COM REUSO DE ÁGUA. Conexões - Ciência E Tecnologia, 9(3). https://doi.org/10.21439/conexoes.v9i3.829

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)