AVALIAÇÃO TÉCNICA ECONÔMICA DE TILÁPIAS CULTIVADAS COM DIFERENTES TAXAS DE ALIMENTAÇÃO EM ESGOTO DOMÉSTICO TRATADO

Autores

  • Emanuel Soares dos Santos IFCE- Campus Acaraú.
  • Rafahel Marques Macêdo Fontenele Universidade Federal do Ceará
  • Francisco Suetônio Bastos Mota Universidade Federal do Ceará
  • André Bezerra dos Santos Universidade Federal do Ceará
  • Rosemeiry Melo Carvalho Universidade Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.21439/conexoes.v9i3.819

Resumo

A pesquisa teve por objetivo avaliar técnica e economicamente o cultivo de tilápias do Nilo, Oreochromis niloticus, em esgoto doméstico tratado, com diferentes taxas de alimentação. Foram utilizados nove viveiros com 50m³ de volume, cada, os quais foram abastecidos com esgoto doméstico tratado, em três tratamentos: SR – ausência de ração; ½R e RT - foi ofertado 50% e 100% da quantidade de ração indicada pelo fabricante, respectivamente. Ao longo do experimento, foram determinados os seguintes parâmetros zootécnicos dos peixes cultivados: comprimento total (cm), peso (g), biomassa (g/m3), produtividade (kg/ha.dia) e taxa de conversão alimentar (CA). Na análise econômica foram utilizados: custo operacional parcial (COP), a receita bruta (RB), a estimativa da receita líquida parcial (RLP) e a incidência de custo (IC). Foram realizadas análises de Salmonella spp., Staphylococcus coagulase positiva, e coliformes termotolerantes no músculo, pele e brânquias para verificação da qualidade do pescado produzido. Os dados da pesquisa indicaram que em relação à viabilidade técnica, o tratamento ½R foi o que apresentou os melhores resultados. Ao avaliar a viabilidade econômica, o tratamento SR foi o que apresentou os melhores resultados. O pescado produzido apresentou condições sanitárias satisfatórias para o consumo humano.

Biografia do Autor

Emanuel Soares dos Santos, IFCE- Campus Acaraú.

Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) campus Acaraú, Doutor em Engenharia Civil na Área de Concentração em Saneamento Ambiental pela Universidade Federal do Ceará (2012), Mestre (2008) e Bacharel em Engenharia de Pesca (2005) pela mesma universidade. Líder do Grupo de Pesquisa em Aquicultura do IFCE. Membro do Comitê de Ética no Uso de Animais do IFCE. Coordenador do Curso Técnico em Aquicultura do IFCE campus Acaraú.

Rafahel Marques Macêdo Fontenele, Universidade Federal do Ceará

Doutorando em Engenharia Civil na Área de Concentração em Saneamento Ambiental pela Universidade Federal do Ceará (2011, em curso), mestre (2011) em Engenharia Civil na Área de Concentração em Saneamento Ambiental pela Universidade Federal do Ceará e bacharel em Engenharia de Pesca pela Universidade Federal do Ceará (2008).

Francisco Suetônio Bastos Mota, Universidade Federal do Ceará

Engenheiro Civil pela Universidade Federal do Ceará. Mestre em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo e Doutor em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo. Professor Titular da Universidade Federal do Ceará, desenvolvendo atividades junto aos Cursos de Graduação em Engenharia Civil e Engenharia Ambiental e Curso de Pós Graduação (Mestrado e Doutorado) em Engenharia Civil, áreas de concentração em Saneamento Ambiental e Recursos Hídricos.

André Bezerra dos Santos, Universidade Federal do Ceará

Possui graduação em Engenharia Civil (Magna cum Laude) pela Universidade Federal do Ceará (1998), mestrado em Engenharia Civil (Saneamento Ambiental) pela Universidade Federal do Ceará (2001) e doutorado em Saneamento Ambiental - Wageningen University, Holanda (2005). No ano de 2008, concluiu uma especialização em Ecological Sanitation pelo Stockholm Environment Institute, Suécia. Atualmente é professor Adjunto IV do Departamento de Engenharia Hidráulica da Universidade Federal do Ceará, Pesquisador nível 1D do CNPq e Coordenador do Laboratório de Saneamento (Labosan) do DEHA/UFC.

Rosemeiry Melo Carvalho, Universidade Federal do Ceará

Graduada em Engenharia de Pesca, mestre em Economia Rural e doutora em Economia. Leciona nos cursos de graduação em Agronomia, Zootecnia e Engenharia de Pesca da Universidade Federal do Ceará.

Downloads

Publicado

12-08-2015

Como Citar

dos Santos, E. S., Fontenele, R. M. M., Mota, F. S. B., dos Santos, A. B., & Carvalho, R. M. (2015). AVALIAÇÃO TÉCNICA ECONÔMICA DE TILÁPIAS CULTIVADAS COM DIFERENTES TAXAS DE ALIMENTAÇÃO EM ESGOTO DOMÉSTICO TRATADO. Conexões - Ciência E Tecnologia, 9(3). https://doi.org/10.21439/conexoes.v9i3.819