BIOCIMENTAÇÃO EM ARGAMASSA POZOLÂNICA CONTENDO MICRORGANISMOS EM MATERIAL ORGÂNICO VEGETAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21439/conexoes.v17i0.2873

Palavras-chave:

bioargamassa, biocimentação, material orgânico, bacillus sp., metacaulim

Resumo

A produção de cimento para o uso na construção civil tem gerado problemas socioambientais, portanto estratégias ecologicamente sustentáveis precisam ser desenvolvidas e implementadas. Em busca dessas soluções, pesquisadores têm utilizado microrganismos em misturas de materiais cimentícios buscando diminuir o uso do cimento Portland. Os microrganismos que produzem a enzima urease são capazes de metabolizar o cálcio quando disponível no meio e produzir calcita, que garante resistência aos materiais. Entretanto, a manutenção da viabilidade dos microrganismos e de sua bioatividade para posterior uso como um material de construção é um obstáculo. Por isso, o objetivo deste trabalho foi avaliar o potencial de armazenamento de um isolado de Bacillus sp. em biomassa vegetal e, posteriormente verificar as influências mecânicas deste material em argamassa de metacaulim sem adição de cimento Portland. Para isso, um isolado de Bacillus foi acondicionado em substrato de ervilhaca (Vicia villosa Roth) e, após revitalização, adicionado à mistura pozolânica sem cimento em dois traços diferentes. Os testes conduzidos comprovaram a eficiência da biomassa vegetal como mecanismo de armazenamento do microrganismo. A bactéria manteve sua capacidade de revitalização mesmo após o período de cura da argamassa. Foi desenvolvido um material de baixo custo, fácil manuseio e sustentável.

Biografia do Autor

Jupira Almeida, Universidade de Passo Fundo

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade de Passo Fundo (1993), Pós-Graduação em Engenharia Ambiental pela Universidade de Passo Fundo (2000), mestrado em Engenharia - Infraestrutura e Meio Ambiente (2015). Doutoranda no Programa de Pós-graduação em Engenharia Civil e Ambiental da Universidade de Passo Fundo. Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Processos Construtivos em geral, atuando principalmente nos seguintes temas: educação ambiental, recursos hídricos, saneamento ambiental, avaliação contingente, valoração ambiental, análise ambiental, Construção Civil, Materiais e Processos Construtivos.

Antonio Thomé, Universidade de Passo Fundo

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Santa Maria (1991), mestrado em Engenharia Civil (Geotecnia) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1994) e doutorado em Engenharia Civil (Geotecnia) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1999). Em 1998 realizou doutorado Sanduíche na University of Manitoba - Ca, com ênfase em Geotecnologia Ambiental e em 2014 concluiu Pós-Doutorado na University of Illinois at Chicago-EUA, na área de Remediação de Solos e Águas Subterrâneas. É professor Titular e pesquisador da Universidade de Passo Fundo nos cursos de Engenharia Civil, Engenharia Ambiental, Arquitetura e no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil e Ambiental (PPGENG), com área de concentração em Infraestrutura e Meio Ambiente. É Avaliador de cursos e de instituições do INEP-MEC. Revisor de artigos de diversos eventos e periódicos. Atua em pesquisas na área de Engenharia Civil e Ambiental, com ênfase em Geotecnia Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: poluição de solos, técnicas de remediação de solos contaminados, simulação numérica de obras geotécnicas, transporte de contaminantes, reúso de resíduos industriais no desenvolvimento de novos materiais e sustentabilidade aplicada a remediação. Possui mais duas centenas de artigos publicados em revistas e anais de eventos na área de Geotecnia. Atua como consultor geotécnico da empresa Infra-geo Engenharia, Geotecnia e Meio Ambiente LTDA. Foi pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UPF (2018-2021), Presidente do Núcleo do Rio Grande do Sul da ABMS (2014-2018), Conselheiro da Associação Brasileira de Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica (ABMS)(2019-2020), Presidente da Associação de Engenheiros e arquitetos de Passo Fundo (2012-2016), Inspetor do CREA-RS na inspetoria de Passo Fundo (2014-2018). Atualmente é pró-reitor Administrativo da UPF (até 2022), representante do Brasil no comitê Técnico TC215 (Environmental Geotechnics) da Associação Internacional de Mecânica dos Solos e Engenharia Geotecnica (ISSMGE) (até 2022) e presidente da Comissão Técnica em Geotecnia Ambiental da ABMS (até 2022).

Fabiana Tonial, Universidade de Passo Fundo

Possui graduação em Farmacêutico-Bioquímico pela Universidade de Passo Fundo (2007). Mestre e doutora em Microbiologia, Parasitologia e Patologia pela Universidade Federal do Paraná (2010 e 2014) em convênio com a Universidade de Passo Fundo. Professor Adjunto II da Universidade de Passo Fundo. Pesquisa a produção de compostos antimicrobianos por fungos endofíticos.

Downloads

Publicado

01-11-2023

Como Citar

Almeida, J., Thomé, A., & Tonial, F. (2023). BIOCIMENTAÇÃO EM ARGAMASSA POZOLÂNICA CONTENDO MICRORGANISMOS EM MATERIAL ORGÂNICO VEGETAL. Conexões - Ciência E Tecnologia, 17, e022014. https://doi.org/10.21439/conexoes.v17i0.2873

Edição

Seção

Seção de Engenharias

Artigos Semelhantes

1 2 3 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.