AVALIAÇÃO 2.0: UTILIZANDO A COLABORAÇÃO NA CONSTRUÇÃO DE UM MATERIAL DIDÁTICO POR ALUNOS DE GRADUAÇÃO

Autores

  • David Wesley Amado Duarte INSTITUTO FEDERAL DO CEARÁ
  • Guilherme Álvaro Rodrigues Maia Esmeraldo INSTITUTO FEDERAL DO CEARÁ
  • João Alberto Brito de Abreu INSTITUTO FEDERAL DO CEARÁ

DOI:

https://doi.org/10.21439/conexoes.v9i2.705

Resumo

Este artigo apresenta um estudo de caso que consistiu na construção de um material didático por alunos da disciplina de bioquímica, de um curso de graduação, com temas previamente definidos pelo professor, utilizando, durante oito semanas, uma plataforma de edição de textos colaborativa e assíncrona. Foi utilizado um instrumento para avaliação 2.0, buscando aplicar um modelo de colaboração para construção de conhecimento.  O experimento considerou uma abordagem qualitativa baseada no método de observação participante, onde o professor acompanhou, avaliou e editou as contribuições. Os fundamentos da avaliação 2.0 foram integralmente utilizados pelos alunos, de forma que foi gerado um conteúdo, utilizando ferramenta digital baseada na web, com aplicação do princípio da inteligência coletiva e realizada colaborativamente. O resultado da avaliação demonstrou que o modelo de colaboração permitiu a participação de cada um dos colaboradores complementando as informações dispostas pelos demais, havendo interdependência e respeito para completude do trabalho.

Biografia do Autor

David Wesley Amado Duarte, INSTITUTO FEDERAL DO CEARÁ

Possui Graduação em Farmácia com habilitação em Análises Clínicas pela Universidade Estadual da Paraíba (1998) e Pós-graduação Lato Sensu em Educação a Distância (2012). Atualmente é Professor Efetivo da Disciplina Bioquímica Veterinária no Instituto Federal do Ceará, Campus Crato. Atua em pesquisa na área de Educação a Distância.

Guilherme Álvaro Rodrigues Maia Esmeraldo, INSTITUTO FEDERAL DO CEARÁ

Possui Doutorado (2012) em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Pernambuco. Atualmente é Professor do Instituto Federal do Ceará - campus Crato. Tem experiência nas áreas: 1) Engenharia da Computação, nos temas: desenvolvimento de aplicações embarcadas, hardware/software co-design e modelagem e análise de comunicação em plataformas multiprocessadoras; 2) Estatística Computacional, no tema: modelos de predição (regressão linear simples, múltipla e modelos lineares gereralizados); 3) Inteligência Artifical, no tema: algoritmos evolutivos (algoritmos e programação genética); e 4) Sistemas Distribuídos, nos temas: clustering (high performance computing) e Processamento de Alto Desempenho.

João Alberto Brito de Abreu, INSTITUTO FEDERAL DO CEARÁ

Possui graduação em Letras pela Universidade Regional do Cariri (1996). Especialista em Informática em Educação pela Universidade Federal de Lavras-MG. Mestre em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Pernambuco. Áreas de interesse, Interação Humano Computador (Computer Human Interation) e Computer supported collaborative learning (CSCL). Redes Sociais.

Downloads

Publicado

23-02-2015

Como Citar

Duarte, D. W. A., Esmeraldo, G. Álvaro R. M., & Abreu, J. A. B. de. (2015). AVALIAÇÃO 2.0: UTILIZANDO A COLABORAÇÃO NA CONSTRUÇÃO DE UM MATERIAL DIDÁTICO POR ALUNOS DE GRADUAÇÃO. Conexões - Ciência E Tecnologia, 9(2). https://doi.org/10.21439/conexoes.v9i2.705