ANÁLISE DO ESCOAMENTO SUPERFICIAL EM PEQUENAS BACIAS HIDROGRÁFICAS NO LESTE DA AMAZÔNIA
DOI:
https://doi.org/10.21439/conexoes.v16i0.2227Palavras-chave:
Bacias hidrográficas, Método SCS, Hietogramas, HidrogramasResumo
No estudo de enxurradas e/ou enchentes, falhas na estimativa dos volumes gerados podem acarretar grandes prejuízos, e a ausência de dados para realizar estas análises em pequenas bacias hidrográficas é um problema em todo o Brasil, principalmente na região Norte. Dessa forma, métodos de modelagem dessas variáveis se tornam de fundamental importância para a mitigação dos impactos causados pela relação sociedade e meio ambiente. Sendo assim, este trabalho teve como objetivo a mensuração do escoamento superficial nas bacias dos igarapés Santos e Santana, que se localizam lado a lado e englobam o município de Tucuruí (PA), pelo método SCS (Soil Conservation Service). O método leva em consideração a tipologia do solo e a sua interação com o uso e ocupação do solo em função das precipitações, principalmente as mais intensas, e características da região amazônica, permitindo assim o cálculo das precipitações excedentes e a confecção dos hietogramas e hidrogramas, possibilitando a análise do comportamento dessas vazões nas respectivas bacias.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Conexões - Ciência e Tecnologia

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os autores que publicam na Revista Conexões: Ciência e Tecnologia concordam com os seguintes termos: Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob uma licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY -NC-SA 4.0) . Nossos artigos estão disponíveis gratuitamente e gratuitamente, com privilégios para atividades educacionais, pesqueiras e não comerciais.