Análise preliminar do potencial eólico em três localidades do Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21439/conexoes.v19.3778

Palavras-chave:

Energia eólica, Weibull, Potencial eólico

Resumo

A energia eólica é uma das mais procuradas mundialmente entre as fontes de energia renováveis. Sendo assim, esse trabalho analisa o potencial eólica de três localidades e para determinar o potencial eólico de um determinado local, a velocidade do vento deve ser caracterizada e os parâmetros de Weibull determinados com precisão. Vários métodos para determinar os parâmetros de Weibull existem na literatura. Neste estudo, quatro métodos Método Empírico (EMP), Método da Energia Padrão (ENP), Método do Momento (MOM) e Método da Máxima Verossimilhança (MVS), foram utilizados para analisar dados de velocidade do vento de três localidades, sendo elas Bahia (BA), Ceará (CE) e Rio Grande do Sul (RS). Os métodos foram comparados e suas precisões foram determinadas por três testes de ajuste Raiz do erro quadrática médio (RMSE), Erro absoluto médio (MAE) e R2. Posteriormente, foram utilizadas três turbinas comerciais, sendo elas Repower 2,05 MW, Nordex 2,3 MW e Siemens 3,6 MW, para analisar o potencial eólico de cada uma delas em cada uma das localidades consideradas.

Biografia do Autor

Jairon Isaias Leal, Universidade Federal do Ceará

Possui graduação em Engenharia de Energias Renováveis pela Universidade Federal do Ceará (2019). Está realizando mestrado em Engenharia Mecânica na Universidade Federal do Ceará, sob a orientação da Profa. Carla Freitas de Andrade e Anselmo Ramalho Pitombeira Neto. Foi membro da Empresa Junior (2016-2017) quando que teve experiência nas áreas de energia solar fotovoltaica e eficiência energética. Realizou projeto de pesquisa na área de solar fotovoltaica que foi apresentado em um seminário da Universidade (2015) e convertido em artigo para simpósio nacional de engenharia de produção (2018). Também foi gestor institucional do clube de consultoria da Universidade (2018-2019). Áreas de interesse: Energia Eólica; Energia Solar Fotovoltaica; Armazenamento de Energia; Usinas Híbridas Eólica+Fotovoltaica(+Sistema de Armazenamento); Ciência de Dados/Machine Learning aplicado à Geração de Eletricidade; Mercado de Energia Elétrica no Brasil.

Carla Freitas de Andrade, Universidade Federal do Ceará

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Ceará (2000), mestrado em Engenharia Civil (Recursos Hídricos) pela Universidade Federal do Ceará (2003) e doutorado em Engenharia Civil (Recursos Hídricos) pela Universidade Federal do Ceará (2006). Atualmente é professora Associada III da Universidade Federal do Ceará, do Departamento de Engenharia Mecânica, atuando nos cursos de graduação em Engenharia Mecânica e Engenharia de Energias Renováveis e no curso de Pós-graduação (Mestrado) de Engenharia Mecânica área de estudo Energias Renováveis com ênfase em Energia Eólica. Tem experiência na área de Modelagem Matemática, Aproveitamento da Energia, Mecânica dos Fluídos, Energia Eólica e Aerodinâmica. Ministra as disciplinas de Energia Eólica, Aerodinâmica, Mecânica dos Fluidos, Máquinas de Fluxo. Orienta dissertações de Mestrado na área de energia eólica, aerodinâmica e mecânica dos fluidos no programa de Pós-graduação de Engenharia Mecânica da UFC. É revisora de periódicos. Foi coordenadora do Curso de Energias Renováveis da Universidade Federal do Ceará no período de 2009 até 2012. Foi coordenadora do Programa de Pós-graduação em Engenharia Mecânica da Universidade Federal do Ceará, entre 2017 e 2020.

Anselmo Ramalho Pitombeira-Neto, Universidade Federal do Ceará

Possui graduação em Engenharia de Produção Mecânica (Universidade Federal do Ceará, 2005), mestrado em Engenharia Mecânica (Universidade de São Paulo , 2008) e doutorado em Engenharia de Transportes (Universidade Federal do Ceará , 2015). É professor associado do Departamento de Engenharia de Produção da Universidade Federal do Ceará, com atuação na área de Pesquisa Operacional. Foi chefe do Departamento de Engenharia de Produção no período 2019-2023. É professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Modelagem e Métodos Quantitativos do Departamento de Estatística e Matemática Aplicada da Universidade Federal do Ceará. Lidera o grupo de pesquisa OPL - Pesquisa Operacional em Produção e Logística, com financiamento do CNPq. Seus interesses de pesquisa incluem a aplicação de modelagem e simulação computacional, otimização matemática, métodos estatísticos e aprendizado de máquina a problemas em sistemas logísticos e de transportes. Possui publicações em revistas internacionais com fator de impacto, dentre as quais: Computers and Industrial Engineering, EURO Journal on Computational Optimization, Networks and Spatial Economics, Journal of Advanced Transportation, International Journal of Simulation Modelling, Energy, e Journal of Construction Engineering and Management. É parecerista de diversas revistas internacionais.

Paulo Alexandre Costa Rocha, Universidade Federal do Ceará

Possui graduação (Magna Cum Laude) em Engenharia Química pela Universidade Federal do Ceará (1995), mestrado em Engenharia Civil (Recursos Hídricos) pela Universidade Federal do Ceará (1999) e doutorado em Engenharia Civil (Recursos Hídricos) pela Universidade Federal do Ceará (2006). Realizou, através do "Programa de Professor Visitante no Exterior" da CAPES, estágio pós-doutoral na University of California San Diego, sob a supervisão do Prof. Carlos F. M. Coimbra, Ph. D (http://coimbra.ucsd.edu/). Está realizando seu segundo estágio pós-doutoral (2022-) em um projeto conjunto entre a Universidade de Guelph e de Waterloo, Canadá, sob a supervisão dos Profs. Jesse Van Griensven (https://uwaterloo.ca/mechanical-mechatronics-engineering/profile/jthe) e Bahram Gharabaghi (https://www.uoguelph.ca/engineering/bgharabaghi). Tem experiência na área de Mecânica dos Fluidos (Modelagem de Escoamentos em Engenharia) e Energia Solar Térmica (Sistemas de Aproveitamento de Energia Solar e Heliotérmicas), com ênfase em Sistemas para Energias Renováveis, atuando principalmente nos seguintes temas: Estudo de usinas heliotérmicas, solução numérica de escoamentos sobre corpos imersos, aerodinâmica de sistemas eólicos, coletores solares, rastreamento solar. Coorientador do 2o. Lugar do XXVII PRÊMIO JOVEM CIENTISTA - Categoria "Estudante de Ensino Superior", CNPq (2013). Foi coordenador do curso de graduação em Engenharia Mecânica no biênio 2011-2013, bem como coordenador do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica para os biênios 2013-2015 e 2015-2017. Atualmente é Professor Associado IV do Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade Federal do Ceará. Foi Diretor Científico do IX CONEM-2016 e da Comissão Organizadora Local do VII CBENS-2020. Atua como revisor de diversas revistas de alto fator de impacto, como Energy (Oxford), Applied Energy, Solar Energy, Journal of Wind Engineering and Industrial Aerodynamics, Energy Conversion and Management, Renewable & Sustainable Energy Reviews, Desalination, Journal of the Brazilian Society of Mechanical Sciences and Engineering, entre outras. Como atividade editorial, é Editor Convidado da Revista Atmosphere (MDPI) para o Volume Especial "Solar Irradiance and Wind Forecasting".

Downloads

Publicado

13-11-2025

Como Citar

Leal, J. I., Andrade, C. F. de, Pitombeira-Neto, A. R., & Rocha, P. A. C. (2025). Análise preliminar do potencial eólico em três localidades do Brasil. Conexões - Ciência E Tecnologia, 19, e025036. https://doi.org/10.21439/conexoes.v19.3778

Edição

Seção

Seção de Engenharias

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.