Análise preliminar do potencial eólico em três localidades do Brasil
DOI:
https://doi.org/10.21439/conexoes.v19.3778Palavras-chave:
Energia eólica, Weibull, Potencial eólicoResumo
A energia eólica é uma das mais procuradas mundialmente entre as fontes de energia renováveis. Sendo assim, esse trabalho analisa o potencial eólica de três localidades e para determinar o potencial eólico de um determinado local, a velocidade do vento deve ser caracterizada e os parâmetros de Weibull determinados com precisão. Vários métodos para determinar os parâmetros de Weibull existem na literatura. Neste estudo, quatro métodos Método Empírico (EMP), Método da Energia Padrão (ENP), Método do Momento (MOM) e Método da Máxima Verossimilhança (MVS), foram utilizados para analisar dados de velocidade do vento de três localidades, sendo elas Bahia (BA), Ceará (CE) e Rio Grande do Sul (RS). Os métodos foram comparados e suas precisões foram determinadas por três testes de ajuste Raiz do erro quadrática médio (RMSE), Erro absoluto médio (MAE) e R2. Posteriormente, foram utilizadas três turbinas comerciais, sendo elas Repower 2,05 MW, Nordex 2,3 MW e Siemens 3,6 MW, para analisar o potencial eólico de cada uma delas em cada uma das localidades consideradas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Jairon Isaias Leal, Carla Freitas de Andrade, Anselmo Ramalho Pitombeira-Neto, Paulo Alexandre Costa Rocha

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os autores que publicam na Revista Conexões: Ciência e Tecnologia concordam com os seguintes termos: Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob uma licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY -NC-SA 4.0) . Nossos artigos estão disponíveis gratuitamente e gratuitamente, com privilégios para atividades educacionais, pesqueiras e não comerciais.



