Hidrogênio verde como fonte de energia renovável na indústria de mineração

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21439/conexoes.v18i0.2858

Palavras-chave:

Descarbonização. Hidrogênio. Energia. Óleo Diesel. Mineração.

Resumo

Na indústria de mineração, os equipamentos desempenham papel primordial na produção e operação, mas consomem quantidades significativas de energia, com destaque para os motores a diesel. Nas operações mineiras, esses motores são amplamente empregados devido à versatilidade, capacidade de carga e adaptabilidade a várias condições de terreno. No entanto, é importante observar também que apresentam alto consumo de óleo diesel e contribuem substancialmente para as emissões de gases de efeito estufa. Essa realidade ressalta a necessidade de explorar alternativas de energia renovável, como o hidrogênio verde, para reduzir o impacto ambiental e promover a sustentabilidade nas operações de mineração. Este artigo apresenta discussão do consumo de energia na mineração, das tecnologias de produção do hidrogênio, as vantagens em utilizar o hidrogênio em motores diesel e os desafios de produção, armazenamento e fornecimento. Destaca-se o hidrogênio verde, livre de carbono, alternativa emergente na descarbonização das minas.

Biografia do Autor

Robson Lage Figueiredo, Universidade Federal de Ouro Preto / Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mineral

Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mineral da UFOP. Mestre em Instrumentação, Controle e Automação de Processos de Mineração (2018) pela Universidade Federal de Ouro Preto e o Instituto Tecnológico Vale - UFOP/ITV. Graduado em Engenharia Mecânica (2017) e Engenharia de Controle e Automação (2010) pela Universidade Federal de Ouro Preto . Possui Especialização "Lato Sensu" em Empreendedorismo e Inovação pela Universidade Federal de Ouro Preto (2013).

Carlos Enrique Arroyo Ortiz, Universidade Federal de Ouro Preto / Departamento de Minas

Bacharel em Engenharia de Minas (Universidade Nacional San Antonio Abad del Cusco, Peru-2001) com doutorado em Geociências pela UFOP (2014) e Pós-doutorado no Delphos Advanced Mining Technology Center da Universidade do Chile (2016). Atua em pesquisas relacionadas à modelagem geoestatística e geometalúrgica de depósitos minerais, planejamento de lavra e na otimização das operações unitárias de lavra de minas. Professor adjunto e docente colaborador do PPGEM.

José Margarida Silva, Universidade Federal de Ouro Preto / Departamento de Minas

Bacharel em Engenharia de Minas (UFOP-1981) com doutorado em Engenharia de Materiais, Metalúrgica e de Minas pela UFMG (2005). Atua em pesquisas relacionadas com a geomecânica e a lavra de mina subterrânea. Professor Titular e docente permanente do PPGEM.

Downloads

Publicado

22-03-2024

Como Citar

Figueiredo, R. L., Ortiz, C. E. A., & Silva, J. M. (2024). Hidrogênio verde como fonte de energia renovável na indústria de mineração. Conexões - Ciência E Tecnologia, 18, e022003. https://doi.org/10.21439/conexoes.v18i0.2858

Edição

Seção

Seção de Engenharias

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.