USO DO ÓLEO DE CRAVO NA SIMULAÇÃO DE TRANSPORTE DE JUVENIS DE TILÁPIA DO NILO

Autores

  • Antonio Glaydson Lima Moreira Instituto Federal de Ensino, Ciência e Tecnologia do Ceará
  • Wladimir Ronald Lobo Farias Universidade Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.21439/conexoes.v9i3.827

Resumo

O presente trabalho avaliou o efeito do óleo de cravo na qualidade da água e no comportamento de juvenis de tilápia do Nilo submetidos à simulação de um transporte de quatro horas em sacos plásticos, contendo 5, 10, 15 e 20 mg L-1 do anestésico, com 4 repetições por tratamento. Após a distribuição dos peixes nos sacos plásticos já com as diferentes doses do anestésico na água, os mesmos foram inflados com oxigênio puro e, em seguida, amarrados com ligas de borracha. Durante todo o experimento, os animais foram monitorados visualmente para avaliar o padrão comportamental. Os parâmetros físicos e químicos da água foram monitorados no tanque de aclimatação e imediatamente após a simulação do transporte. O óleo de cravo não interferiu nos valores de oxigênio dissolvido e pH da água após as quatro horas de simulação do transporte, enquanto que os parâmetros temperatura, amônia total e condutividade elétrica, bem como o comportamento dos indivíduos, apresentaram variações significativas, dependendo da concentração do anestésico. Os animais expostos à menor concentração permaneceram durante todo o experimento no estágio I de anestesia, enquanto os peixes submetidos ao tratamento com 10 mg L-1 atingiram o estágio II. Os indivíduos expostos à concentração de 15 mg L-1 atingiram o estágio IV, enquanto os peixes submetidos à maior concentração de óleo de cravo alcançaram o estágio VI caracterizado pelo colapso medular. De acordo com os critérios adotados, a concentração de óleo de cravo mais indicada para o transporte de juvenis de tilápia é de 15 mg L-1.

Biografia do Autor

Antonio Glaydson Lima Moreira, Instituto Federal de Ensino, Ciência e Tecnologia do Ceará

Graduado em Engenharia de Pesca pela Universidade Federal do Ceará (2009). Possui mestrado em Engenharia de Pesca e Recursos Pesqueiros pela mesma instituição (2012). Trabalha com aquicultura e possui experiência nos seguintes temas: uso de anestésicos na piscicultura, tilapicultura, larvicultura e engorda. Atualmente é doutorando em Engenharia de Pesca e Recursos Pesqueiros da UFC e membro efetivo do quadro docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE, Campus Morada Nova.

Wladimir Ronald Lobo Farias, Universidade Federal do Ceará

Possui graduação em Engenharia de Pesca pela Universidade Federal do Ceará (1993), mestrado em Bioquímica pela Universidade Federal do Ceará (1995) e doutorado em Química Biológica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000). Atualmente é professor associado I da Universidade Federal do Ceará. Tem experiência na área de Bioquímica, com ênfase em Glicídeos, atuando principalmente nos seguintes temas: algas marinhas, polissacarídeos sulfatados, atividade biológica de polissacarídeos sulfatados e aqüicultura integrada ou multitrofica.

Downloads

Publicado

12-08-2015

Como Citar

Moreira, A. G. L., & Farias, W. R. L. (2015). USO DO ÓLEO DE CRAVO NA SIMULAÇÃO DE TRANSPORTE DE JUVENIS DE TILÁPIA DO NILO. Conexões - Ciência E Tecnologia, 9(3). https://doi.org/10.21439/conexoes.v9i3.827