A PEDAGOGIA PÓS-MÉTODO E O ENSINO DE LÍNGUAS: REFLEXÕES E POSSIBLIDADES PARA A PROMOÇÃO DE MUDANÇAS NAS CONCEPÇÕES E PRÁTICAS DOCENTES
DOI:
https://doi.org/10.21439/conexoes.v17i0.2454Palavras-chave:
Ensino de línguas. Pedagogia Pós-método. Autonomia docente. Autoavaliação reflexivaResumo
O objetivo deste artigo é apresentar algumas reflexões e possibilidades para a prática docente no ensino-aprendizagem de línguas. Do ponto de vista teórico, ressalta-se a Pedagogia Pós-método, em diálogo com a perspectiva da complexidade. Do ponto de vista metodológico, trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, do tipo bibliográfica, que se amparou na discussão de três categorias analíticas, ensino de línguas baseado em tarefas, perspectiva Pós-método e discurso crítico. Os resultados apontam para a necessidade de desenvolver novas práticas amparadas nos princípios orientadores da Pedagogia Pós-método, uso de tarefas, fomento da autonomia, adoção de postura reflexiva e crítica referente às teorias e métodos, estímulo à autoavaliação dos resultados de aprendizagens e indicadores de desempenho alcançados, a fim de orientar novos horizontes e trajetórias de aprendizagens.Publicado
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