Identificação de encontros de varvito em pontes de pequeno porte e análise dos métodos construtivos utilizados em uma cidade do interior de Santa Catarina

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21439/conexoes.v18i0.2946

Palavras-chave:

Varvito, Ardósia, Encontros, Pontes, Métodos construtivos

Resumo

Os encontros são elementos estruturais importantes em pontes, sendo projetados para resistir às pressões do solo, bem como às ações descarregadas pela superestrutura. Existem diferentes opções de materiais para a construção dos encontros, como pedras, alvenaria e concreto ciclópico, que faz com esses se caracterizem como estruturas de contenção por gravidade, ou seja, resistem a partir do peso próprio e pelas propriedades físico-mecânicas do material. Um estudo foi realizado para analisar os encontros de pontilhões feitos com varvito, um tipo de rocha conhecido popularmente como ardósia, no município de Braço do Trombudo. O varvito é uma rocha abundante na região e possui grande importância econômica, sendo amplamente utilizado na construção civil, incluindo em Braço do Trombudo, onde há 21 encontros feitos com a rocha varvítica. Os objetivos do estudo foram realizar um levantamento qualitativo e quantitativo, descrever os métodos construtivos utilizados e identificar o comportamento estrutural desses encontros, além de verificar a viabilidade desse tipo de obra. Os encontros por gravidade são viáveis economicamente para vencer pequenas alturas e, combinado com a disponibilidade do varvito na região e sua resposta positiva à compressão, tornam-se uma alternativa viável aos métodos construtivos tradicionais. Além disso, não há necessidade de mão de obra especializada para a execução desse método construtivo. Além do levantamento, também foram realizadas uma revisão sistemática da literatura e uma análise bibliométrica sobre varvito e ardósia. O estudo revelou uma lacuna científica na determinação das propriedades mecânicas do material.

Biografia do Autor

Jessé Valente de Liz, Universidade Federal de Santa Catarina

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí - UNIDAVI (2019). No âmbito de pós-graduação, é Doutorando no Programa de Pós-graduação em Engenharia Civil da Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, cursou Mestrado no Programa de Pós-graduação em Engenharia e Ciências Mecânicas - Pós-ECM (2023), também na Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, além de possuir pós-graduação lato sensu na área de Engenharia de Estruturas (2022), pela UNIDAVI. Como experiência profissional na área de engenharia, possui vivência nos setores público e privado; possui também experiência em padronização de processos e gestão da qualidade.

Heins Hackbarth Junior, Universidade do Estado de Santa Catarina

Possui graduação em Engenharia Civil pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2002) e mestrado em Engenharia de Estruturas pela Universidade Federal de Minas Gerais (2006). Atualmente é oficial técnico temporário no Exército Brasileiro. Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Estruturas Metálicas, atuando principalmente nos seguintes temas: estruturas metálicas, ponte, estruturas, concreto e estrutura de madeira. Possui experiência didática em ensino superior na área de Engenharia, sendo que lecionou junto ao Centro Universitário para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí (UNIDAVI) e à Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC).

Breno Salgado Barra, Universidade Federal de Santa Catarina

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade da Amazônia (2001). É Mestre (2005) e Doutor (2009) em Engenharia Civil na área de concentração Infraestrutura e Gerência Viária pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Executou Pós-Doutorado no Laboratoire Central des Ponts et Chaussées (LCPC), posteriormente denominado Institut Français des Sciences et Technologies des Transports, de lAménagement et des Réseaux (IFSTTAR) e, atualmente Université Gustave Eiffel (UGE), em Nantes (França) (2009-2010), e no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil (PPGEC) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) (2010-2011). Foi Professor Adjunto I 40h DE da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), no curso de Engenharia Civil, Campus de Joinville (2011), onde integrou a Comissão responsável pela implantação do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil (PPGEC) do Centro de Ciências Tecnológicas (CCT), e foi membro titular do Departamento de Engenharia Civil no Conselho Universitário (CONSUNI). É Professor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) desde 2012, no Centro Tecnológico de Joinville (CTJ), Campus de Joinville, atualmente na categoria Associado II 40h DE. É fundador e Supervisor do Laboratório de Desenvolvimento e Tecnologia em Pavimentação (LDTPav) desde 2014. É docente do quadro permanente do Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Ciências Mecânicas (Pós-ECM) desde a sua fundação em 2014, tendo sido membro da Comissão de criação, além de ter exercido a função de Subcoordenador (2014-2015) e Coordenador (2015-2018). É docente do quadro permanente do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil (PPGEC) desde 2020. Acumula diversas funções administrativas no transcurso de sua jornada docente, tanto em nível de graduação quanto de pós-graduação, como Coordenador de Trabalhos de Conclusão de Curso, membro titular de Núcleo Docente Estruturante (NDE), Colegiado de Curso, Conselho da Unidade e Comissões. É membro-líder do Grupo de Desenvolvimento e Pesquisa em Pavimentação (GDPPav) registrado no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq. Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Infraestrutura de Transportes, atuando principalmente nos seguintes temas: modelização e dimensionamento de estruturas de pavimentos, formulação de misturas asfálticas, desempenho mecânico e reológico de misturas asfálticas e materiais utilizados na pavimentação.

Alexandre Mikowski, Universidade Federal de Santa Catarina

Professor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) no Campus Joinville. Graduado em Física pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2000), mestrado (2003) e doutorado (2008) em Física pela Universidade Federal do Paraná. Realizou estágio de Pós-Doutorado na UFPR, com a linha de pesquisa de propriedades mecânicas superficiais de materiais lamelares e aplicações em nanocompósitos poliméricos. Tem experiência em pesquisa e atua nas áreas de Mecânica dos Corpos Sólidos, Elásticos e Plásticos e de Propriedades Mecânicas e Acústicas da Matéria Condensada, com ênfase na caracterização e no desenvolvimento de métodos de análise de Propriedades Mecânicas de Materiais e Processos de Fratura investigados por Ensaios Mecânicos (Indentação instrumentada, Microdureza, Tração, Flexão e Compressão). Tem experiência didática em ensino superior nas áreas de Física, Matemática, Estatística e Engenharia.

Downloads

Publicado

26-11-2024

Como Citar

Liz, J. V. de, Hackbarth Junior, H., Barra, B. S., & Mikowski, A. (2024). Identificação de encontros de varvito em pontes de pequeno porte e análise dos métodos construtivos utilizados em uma cidade do interior de Santa Catarina. Conexões - Ciência E Tecnologia, 18, e022033. https://doi.org/10.21439/conexoes.v18i0.2946

Edição

Seção

Seção de Engenharias

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.