A Divulgação do Desempenho dos Alunos do Colégio Militar de Salvador em Olimpíadas Científicas Nacionais como Forma de Reforçar sua Imagem Institucional

Autores

  • Alexandre Giacomini Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
  • Everton Lüdke Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

DOI:

https://doi.org/10.21439/conexoes.v11i4.939

Resumo

O presente estudo tem como principal objetivo incrementar a divulgação institucional dos resultados dos alunos obtidos em olimpíadas científicas nacionais de modo a reforçar a imagem do Colégio Militar de Salvador (CMS). Quanto aos aspectos metodológicos, o trabalho pode ser apresentado, quanto ao método e à forma, com viés de um estudo que associou as pesquisas do tipo qualitativa e quantitativa; quanto aos objetivos, como uma pesquisa exploratória e descritiva (ou de campo); e quanto aos procedimentos adotados na coleta de dados, como um estudo de caso. Os instrumentos utilizados na coleta de dados foram: questionário, entrevistas abertas e análise documental. A metodologia de análise dos dados para a parte qualitativa foi a análise textual discursiva, já para parte quantitativa foi a que requereu o uso de recursos e de técnicas estatísticas. A pesquisa foi desenvolvida de abril a agosto de 2015 no CMS, na cidade de Salvador (BA), com a participação de professores e alunos do ensino médio. Os excelentes resultados dos alunos do CMS verificados, nos anos de 2012 a 2014, em olimpíadas científicas nacionais comprovam sua excelência educacional. Quanto aos meios de comunicação utilizados para divulgar os resultados dos alunos do CMS em olimpíadas científicas nacionais, observou-se que eles se limitaram aos informativos e ao site do colégio. Além disso, os meios de divulgação usados atingem quase que exclusivamente pais, professores e alunos.

Biografia do Autor

Alexandre Giacomini, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Possui graduação em Física - Licenciatura Plena pela Universidade Federal de Santa Maria (2003), duas especializações na área da Educação (2006 e 2011) pela Faculdade Internacional de Curitiba e mestrado em Educação em Ciências pela Universidade Federal de Santa Maria (2014). Atualmente é professor nomeado da disciplina de Física do Colégio Militar de Santa Maria - Santa Maria/RS e cursa o doutorado em Educação em Ciências: Química da vida e Saúde pela UFSM (início: 1º semestre de 2014). Suas linhas de pesquisa abarcam a Formação de Professores e Currículos pautados pela Abordagem Temática de inspiração Freireana e com Repercussões Educacionais do Movimento Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS).

Everton Lüdke, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Possui graduação em Física Licenciatura Plena pela Universidade Federal de Santa Maria (1987), mestrado em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1990), Ph.D. em Astrofísica e Radioastronomia - University of Manchester (1994) e graduação em medicina pela Universidade Federal de Santa Maria (2012). Atualmente, é Professor Titular nível 8 em física no Departamento de Física da Universidade Federal de Santa Maria. Tem experiência na área de Astronomia e eletrônica de microondas, com ênfase em observações astrofísicas de radiogaláxias, quasares e linhas moleculares em 1-120 GHz, atuando principalmente nos seguintes temas: processos de ensino-aprendizagem em astronomia moderna, desenvolvimento de instrumental para ensino de astronomia, física geral, biofísica e educação médica continuada. Desenvolve linhas de pesquisa em tecnologias educacionais e novos experimentos para ensino multidisciplinar. Possui experiência em orientações concluídas de 2 teses de doutorado e 6 dissertações de mestrado. É professor orientador do Curso de Pós-Graduação PPG Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde (PPGECQVS) sediado na UFSM e docente orientador do curso de Pós-Graduação em Educação Matemática e Ensino de Física (PPGEMEF) desenvolvendo projetos principalmente nos seguintes temas: ensino médico e interdisciplinar em biofísica, formação de professores para o nível universitário em ciências e multidisciplinares, métodos modernos de ensino de física e moderna e contemporânea, e avaliação de produção científica sobre intervenções pedagógicas empregando métodos laboratoriais de ensino de ciências e tópicos biomédicos. Também age como doceente orientador de teses e dissertações em educação científica na UFRGS onde desenvolve métodos e técnicas de ensino, tecnologia educacional e avaliação da aprendizagem. É líder de grupo de pesquisa do CNPq - Núcleo de Pesquisas sobre Aquisições Epistemológicas e Formações Científicas - na UFSM onde atua em atividades em investigação científica em educação e formação de professores e orientação de dissertações de mestrado e teses de doutorado em educação e ensino científico.

Downloads

Publicado

21-12-2017

Como Citar

Giacomini, A., & Lüdke, E. (2017). A Divulgação do Desempenho dos Alunos do Colégio Militar de Salvador em Olimpíadas Científicas Nacionais como Forma de Reforçar sua Imagem Institucional. Conexões - Ciência E Tecnologia, 11(4), 7–17. https://doi.org/10.21439/conexoes.v11i4.939

Edição

Seção

Artigos