AS MATRIZES DE REFERÊNCIA DO SAEB: UMA INVESTIGAÇÃO BIBLIOGRÁFICA SOBRE AS CONTRIBUIÇÕES MEDIANTE A CATALOGAÇÃO DE RECURSOS DIGITAIS.

Autores

  • Cintia Arruda Lima Universidade Federal do Ceará - UFC
  • Dr. Francisco Herbert Lima Vasconcelos Universidade Federal do Ceará (UFC) Departamento: Sistemas E Mídias Digitais (UFC- Virtual)

DOI:

https://doi.org/10.21439/conexoes.v15i0.2109

Palavras-chave:

Descritores. Matemática. Recursos  Educacionais Digitais.

Resumo

O presente trabalho apresenta uma Revisão Bibliográfica exploratória, a partir de estudos empíricos, utilizando uma abordagem qualitativa. Tendo como objetivo investigar as contribuições dos descritores de matemática encontrados na Matriz de Referência do SAEB, mediante a catalogação de Recursos Educacionais Digitais (RED). A metodologia será dividida em  três momentos: i) Na busca e seleção de estudos empíricos  correspondendo  ao período de 5 (cinco) anos de 2015 a 2020; ii) Análise exploratória no que se refere às contribuições dos descritores de matemática, apresentados na Matriz de referência do Saeb; iii) Identificar as ações utilizadas para o processo de catalogação de RED e os critérios avaliativos adotados para as práticas de ensino, voltados para a disciplina de matemática. Quanto aos resultados, observou-se que um RED pode contemplar mais de um, ou nenhum descritor, e que as matrizes de referência do Saeb, vêm sendo utilizadas, como base norteadora para a análise, avaliação e catalogação de RED, contribuindo para o desenvolvimento de habilidades propostas pelo documento, como também a existência de alguns Repositórios Educacionais que disponibilizam esses materiais, no intuito de fomentar as práticas de ensino.

Biografia do Autor

Cintia Arruda Lima, Universidade Federal do Ceará - UFC

Graduada em Pedagogia e mestranda em Tecnologia Educacional pela Universidade Federal do Ceará - UFC. Com experiência em projetos de pesquisa ligados à Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), com análise de materiais, produção de artigos e formação de professores para a inserção de Recursos Educacionais Digitais (RED) para serem utilizados em sala de aula.

Dr. Francisco Herbert Lima Vasconcelos, Universidade Federal do Ceará (UFC) Departamento: Sistemas E Mídias Digitais (UFC- Virtual)

Professor Efetivo Adjunto III da Universidade Federal do Ceará (UFC) Departamento: Sistemas E Mídias Digitais (UFC- Virtual) Possui Graduação na área de Licenciatura em Física pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Realizou seu Mestrado com pesquisas na área de tecnologia aplicada a educação e metodologia de ensino com objetos de aprendizagem no ensino de Ciências da Natureza e Física em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e possui Doutorado na área de pesquisa em Avaliação da Efetividade e do Desempenho da Aprendizagem com Análise Multidimensional e Multilinear, em Engenharia de Teleinformática, também pela Universidade Federal do Ceará (UFC). É consultor ad hoc do Ministério da Educação (MEC) e da Diretoria de Educação Básica (DEB) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Atualmente é Secretário da Educação do Município de Sobral-Ce, e professor permanente e orientador dos programas de pós-graduação em nível de Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática; Mestrado em Ciência da Informática e de Mestrado em Tecnologia Educacional, ambos pela UFC, além de docente do Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática do IFCE, Campus Fortaleza-Ce.

Downloads

Publicado

27-07-2021

Como Citar

Lima, C. A., & Vasconcelos, D. F. H. L. (2021). AS MATRIZES DE REFERÊNCIA DO SAEB: UMA INVESTIGAÇÃO BIBLIOGRÁFICA SOBRE AS CONTRIBUIÇÕES MEDIANTE A CATALOGAÇÃO DE RECURSOS DIGITAIS. Conexões - Ciência E Tecnologia, 15, e021013. https://doi.org/10.21439/conexoes.v15i0.2109

Edição

Seção

Seção de Ciências Humanas

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.