AS MATRIZES DE REFERÊNCIA DO SAEB: UMA INVESTIGAÇÃO BIBLIOGRÁFICA SOBRE AS CONTRIBUIÇÕES MEDIANTE A CATALOGAÇÃO DE RECURSOS DIGITAIS.
DOI:
https://doi.org/10.21439/conexoes.v15i0.2109Palavras-chave:
Descritores. Matemática. Recursos Educacionais Digitais.Resumo
O presente trabalho apresenta uma Revisão Bibliográfica exploratória, a partir de estudos empíricos, utilizando uma abordagem qualitativa. Tendo como objetivo investigar as contribuições dos descritores de matemática encontrados na Matriz de Referência do SAEB, mediante a catalogação de Recursos Educacionais Digitais (RED). A metodologia será dividida em três momentos: i) Na busca e seleção de estudos empíricos correspondendo ao período de 5 (cinco) anos de 2015 a 2020; ii) Análise exploratória no que se refere às contribuições dos descritores de matemática, apresentados na Matriz de referência do Saeb; iii) Identificar as ações utilizadas para o processo de catalogação de RED e os critérios avaliativos adotados para as práticas de ensino, voltados para a disciplina de matemática. Quanto aos resultados, observou-se que um RED pode contemplar mais de um, ou nenhum descritor, e que as matrizes de referência do Saeb, vêm sendo utilizadas, como base norteadora para a análise, avaliação e catalogação de RED, contribuindo para o desenvolvimento de habilidades propostas pelo documento, como também a existência de alguns Repositórios Educacionais que disponibilizam esses materiais, no intuito de fomentar as práticas de ensino.Downloads
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